A primeira fase do Campeonato Estadual está quase no fim. Faltam apenas duas rodadas para que os classificados para as quartas-de-final sejam definidos. Até o momento, cinco equipes estão com as vagas matematicamente garantidas e o Sete de Dourados só não avança caso aconteça uma combinação improvável de resultados, o que lhe dá a condição de virtualmente classificado. A briga pelas duas vagas restantes – uma em cada chave – envolve outras seis equipes e apenas duas lutam apenas contra o rebaixamento.
Nas próximas fases, os confrontos são eliminatórios em ida e volta até as finais da competição nos dias 2 e 9 de maio. Confira a situação de cada clube do Grupo A e o que ainda falta para garantir a vaga ou escapar do rebaixamento.
1º Serc: Classificado com 21 pontos, o time de Chapadão do Sul tem no momento a melhor campanha de toda a competição após início irregular e com o técnico José Coelho sendo contestado pela torcida e parte da imprensa local. Uma sequência de seis vitórias mudou tudo e nas duas partidas que restam – Cene em casa e Misto fora – o objetivo é manter a liderança.
2º Aquidauanense: Com 20 pontos, também está classificado. Faltando apenas uma partida na primeira fase, o Azulão torce contra a Serc para terminar com a primeira posição da chave.
3º Cene: Tem 18 pontos e é outro classificado da chave. Torce contra os primeiros colocados para tentar terminar em uma posição melhor, mas tem apenas mais uma partida a realizar, justamente contra a líder Serc na casa do adversário.
4º Misto: O time de Três Lagoas tem 14 pontos e ainda duas partidas para realizar – Comercial fora e Serc em casa – podendo chegar aos 20. Com mais uma vitória pode garantir a vaga se o Maracaju não vencer os dois jogos que tem para disputar. Mesmo com duas derrotas pode avançar se o MAC não conquistar mais do que três pontos e o Comercial não passar pelo MS Saad na última rodada.
5º Maracaju: Com 11 pontos, a chance de classificação está nas duas partidas que ainda joga – MS Saad em casa e Aquidauanense fora – e no insucesso do Misto. Com essa pontuação, o MAC luta também contra o rebaixamento e uma vitória ou dois empates nos jogos que restam elimina essa possibilidade.
6º Comercial: Maior decepção do campeonato, o Comercial tem apenas oito pontos e chances remotas de classificação. Precisa vencer o Misto na próxima rodada e o MS Saad na última, além de torcer contra o time de Três Lagoas que enfrenta a Serc na última rodada em casa. Além disso, torce para que o Maracaju não conquiste mais do que dois pontos nos jogos que restam. Porém, o perigo maior para o Colorado é o rebaixamento. Para evitar a volta para a segunda divisão, precisa vencer o Saad na última rodada.
7º MS Saad: A luta do time de Campo Grande é apenas contra o rebaixamento. Tem seis pontos e nos dois jogos que restam – Maracaju fora e Comercial em casa – e pode ir aos 12. Além disso, torce para que o MAC perca para o Aquidauanense e o Comercial não passe pelo Misto na penúltima rodada.