
No domingo, durante a 6ª Meia Maratona Volta das Nações, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, um corredor identificado com Juliano Batista, de 30 anos, passou mal faltando cerca de 1km para o fim da prova e veio a falecer. Irmão do mato-grossense de Várzea Grande, Reinaldo Francisco estava correndo ao lado de Juliano no momento em que ele começou a passar mal e, preocupado com a alta temperatura, pediu para o irmão diminuir o ritmo.
– Cuiabá não faz tanto calor quanto aqui, então, os treinamentos foram feitos especificamente para 21km, para correr a Meia Maratona. Falei para ele diminuir o ritmo, não forçar que poderia passar mal. Mas ele veio embora, não me obedeceu – disse Reinaldo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, Juliano Batista sofreu uma parada cardiorrespiratória fulminante durante o percurso e que o processo para tentativa de reanimar o corredor durou cerca de 40 minutos.
A organização do evento divulgou uma nota sobre o ocorrido. Confira o texto na íntegra:
O Sesi e a TV Morena lamentam a fatalidade ocorrida na data de hoje (12/10) durante a Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações, quando o participante da prova de 21 km, Juliano Batista, 30 anos, de Várzea Grande (MT), sofreu uma parada cardiorrespiratória e veio a óbito quando percorria o trecho da Avenida Hiroshima, próximo ao cruzamento com a Avenida Mato Grosso. A organização informa que o participante foi imediatamente atendido por três ambulâncias e ressalta que a garantia de assistência médica sempre foi prioridade desde a primeira edição da prova em 2009. A organização tomou as devidas providências e continuará prestando o apoio necessário à família em decorrência desta fatalidade.