Em uma reunião na última terça-feira, na sede da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), ficou decidido que o estadual sub-18 não será mais dividido em dois grupos com seis equipes cada. A diretoria da entidade e dirigentes dos clubes consideraram a fórmula como “cara e inviável”. O campeonato também não reserva mais duas vagas na Copa SP JR de 2013. Apenas o campeão garante um lugar na maior competição da categoria do país.
A outra vaga na Copinha será concedida por indicação da FFMS. A saída encontrada foi dividir o estadual em fases regionalizadas. Na primeira (metropolitana), apenas os seis clubes da capital jogam entre si, em turno único. Os três primeiros avançam e se juntam às equipes do interior.
A segunda fase começa no dia 23 de maio e o grupo “B” será formado por Corumbaense, Aquidauanense, Maracaju e o melhor entre os campo-grandenses. Já o grupo C, terá Naviraiense e Misto, mais o segundo e o terceiro colocado da fase metropolitana. Pelo novo regulamento, os times jogam todos contra todos, dentro de cada grupo em turno e returno. Classificam-se às semifinais os dois primeiros de B e C. A decisão acontece em 29 de julho.