
Em visita à Dourados na semana passada, o vice-presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Marco Antonio Tavares, disse que todas as divisões do Campeonato Estadual passarão por uma reestruturação.
Entre as principais mudanças está a redução no número de equipes participantes da Série A. “Em 2011 foram 16 times, em 2012 foram 14 e a partir de 2014, vão ser dez. Acho que esta é uma boa quantidade”, explicou Tavares.
O vice-presidente da entidade afirma que as mudanças foram propostas levando-se em conta as dificuldades encontradas pelas equipes sul-mato-grossenses, bem como o contrato de transmissão de TV.
“Fechamos uma parceria com a TV Morena iniciada neste ano e para 2014, existe a possibilidade de que jogos de todas as rodadas da competição sejam transmitidos ao vivo para todo Estado. Isso atrai investidores, o que é bom para o nosso futebol, para a TV, clubes, torcedores e FFMS”, disse.
Para os próximos anos também está prevista uma competição regional envolvendo clubes do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, que deverá acontecer sempre no segundo semestre, para que haja um calendário anual à maioria das equipes dos dois Estados, que disputam apenas os campeonatos locais.
Série B e B1
Quanto à “Segundona”, Tavares garante que não haverá mudanças, permanecendo o formato deste ano, com 12 equipes divididas em grupos regionais. Já para disputá-la, os clubes precisarão garantir vaga através da Divisão de Acesso (B1).
“Todos os times têm o direito de chegar à elite do nosso futebol, mas para isso terão que fazer o caminho desde a B1 até a Série A. A Divisão de Acesso é uma competição basicamente amadora, mas que dá o direito ao campeão e ao vice de se profissionalizarem junto à FFMS, para jogar a Série B. Até mesmo times renomados do Estado como Ubiratan e o Operário de Dourados, vão ter que jogar fazer este caminho”, concluiu.