Veículos de Comunicação

Esportes

Judoca prepara-se para o Campeonato Brasileiro

De todas as seis competições que disputou este ano, Rafael Chieregatti foi campeão em todas

Rafael, com a medalha conquistada em Brasília, e o técnico Ovídio -
Rafael, com a medalha conquistada em Brasília, e o técnico Ovídio -

Em Mato Grosso do Sul, na categoria sub-13 pesado (+52kg), não tem para ninguém. O judoca três-lagoense Rafael Galvani Chieregatti, 12 anos, foi campeão das seis competições que disputou no primeiro semestre. Com isso, somou pontos e se garantiu no Campeonato Brasileiro de Judô, que será realizado em Manaus (AM), entre os dias 3 e 5 de agosto.

A preparação do atleta segue firme. Diariamente, ele frequenta a academia, onde cuida da parte física e treina a técnica três vezes por semana, com o professor José Ovídio Duarte da Silva, do Centro Esportivo de Aperfeiçoamento Técnico Cultural de Três Lagoas (Ceat).

As principais conquistas do judoca foram o Brasileiro Regional, em Brasília (abril) e o Torneio Início (estadual) em Campo Grande (março). Para Rafael, a conquista mais difícil, no entanto, não foi nenhuma das duas. “A pior foi a Copa Faixa Preta em Campo Grande [junho]. Estavam presentes bem mais atletas bons, de nível alto”, explicou.

META

O objetivo do garoto em relação ao Brasileiro é alcançar um lugar no pódio. “Minha meta é, pelo menos, conquistar uma medalha. Se não der, tomara que consiga um bom desempenho. Mas será muito difícil. Todos os atletas lá são do mesmo nível. Tenho que treinar muito”, frisou Rafael.

Ele garantiu que se espelha no irmão Felipe Galvani Chieregatti, 18 anos, também judoca, e no sensei Ovídio. “Eles são muito importantes para mim”, finalizou.