Veículos de Comunicação

Esportes

Kung Fu: trabalho sério apresenta bons resultados

Ribeiro é instrutor há dois anos e meio na Academia Oficina do Corpo

Thiago Emilio Lopes Ribeiro, 22 anos, exibe suas medalhas conquistadas no último campeonato -
Thiago Emilio Lopes Ribeiro, 22 anos, exibe suas medalhas conquistadas no último campeonato -

O instrutor de Kung Fu Thiago Emilio Lopes Ribeiro, de 22 anos segue à risca os ensinamentos do precursor do esporte em Três Lagoas, o professor Rafael Carrara, hoje morador do Rio de Janeiro (RJ). Carrara é professor do esporte na “Cidade Maravilhosa”. Cerca de 120 atletas praticam o esporte em Três Lagoas.

Ribeiro é instrutor há dois anos e meio na Academia Oficina do Corpo. As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas das 17h30 às 18h30. Ele foi escolhido por Carrara para dar continuidade ao trabalho iniciado há mais de 10 anos. “O Thiago foi o aluno que indiquei como instrutor. Ele sempre tira dúvidas comigo, questiona e pesquisa, o que prova para mim o interesse dele e dedicação em busca do conhecimento. Ele está trilhando o caminho certo”, afirmou o mestre.

O professor, hoje carioca, analisa o esporte na cidade de duas formas. “Em termos de aula o conteúdo está nivelado de forma nacional. Estamos sempre atualizando e transmitindo conhecimentos novos ao Thiago. Já no aspecto de competição, o nível de Três Lagoas ainda é regular. Não se iguala a equipes do alto escalão nacional, devido à falta de recursos financeiro e infra-estrutura para treinamento”, frisou.

Para Ribeiro, o grande desafio é oficializar o esporte como olímpico. “O Kung Fu ainda não é tão conhecido. Ele é o esporte mais antigo, mas não tem tanta divulgação por não estar nas olimpíadas”, lamentou. O Kung Fu esteve nas últimas Olimpíadas como esporte demonstrativo. A tendência, no entanto, é que seja regularizado como olímpico.

Apesar da confirmação ainda não ter vindo, os alunos são dedicados e treinam sério. Até novembro, é possível que seja efetivada a criação de um campeonato de Kung Fu em Três Lagoas organizado por Thiago Emilio Lopes Ribeiro. Para o professor Carrara, o futuro do esporte é promissor.

“Hoje o Kung Fu já pode ser considerada uma modalidade olímpica porque estreou como esporte demonstrativo nas Olimpíadas de Pequim. Sem dúvida, um futuro promissor aguarda pelo Kung Fu. Mas é um prêmio que exigirá de seus adeptos um esforço redobrado e contínuo, pois os praticantes sabem muito bem que o resultado só vem depois de muita dedicação”.

Resultados

O trabalho do instrutor treslagoense já apresenta bons resultados. No último Campeonato Interestadual e Estadual de da modalidade, Ribeiro conquistou três medalhas. Medalha de ouro nas “Rotinas Tradicionais Armas Longas (Bastão)”, prata nas “Rotinas Tradicionais Mãos Livres” e bronze nas “Rotinas Tradicionais Armas Médias (Facão)”. Os alunos Daniel Kuratami, Rodrigo Esquinelato e Isair Luis Junior também se destacaram no campeonato.