A academia ao ar livre, hoje instalada próxima à orla da Lagoa Maior (inaugurada em 2009) foi prontamente aprovada pelos três-lagoenses, que a utilizam todos os dias. Segundo o secretário de Esportes, Sávio Bernardes, os pedidos da população para que novas instalações como essas sejam construídas são constantes. Ele garantiu que pelo menos mais quatro pontos da cidade serão beneficiados com academias ao ar livre.
Mas a quantidade de obras pode ser maior. “Nossa intenção é de que mais seis academias sejam construídas. Quatro já estão garantidas: Vila Piloto, Jardim Alvorada, Jardim Maristela e Santos Dumont. Estamos em processo orçamentário. A licitação ainda não foi aberta. O setor de compras precisa avaliar os valores para saber se será mesmo necessária a licitação”, explicou Sávio.
A intenção do Executivo é que as novas academias ao ar livre sejam entregues até o aniversário da cidade, no dia 15 de junho. Existe a possibilidade de que o processo seja acelerado e até aumentado. “Ao mesmo tempo em que estamos orçando, buscamos parcerias, que poderiam ser feitas por meio de doações de equipamentos ou patrocínio [dinheiro]. Dependo da quantidade de parceiros, podem surgir novas áreas e tornar tudo mais rápido, já que, quando se envolve dinheiro público, o processo é mais demorado”, salientou Sávio.
MELHORIAS
Além da instalação de novas academias, três delas receberão equipamentos adaptados para o uso de deficientes físicos. “Os aparelhos serão colocados em três pontos. Um é a Lagoa Maior e os outros dois serão definidos por um técnico nosso”, destacou o secretário.
QUALIDADE
Sávio Bernardes fez questão de salientar os benefícios para a população, após a instalação das academias. “A qualidade de vida de todos aumenta muito. O pessoal que frequenta a Lagoa tem elogiado muito, porque eles sabem dos benefícios. Os exercícios são feitos de maneira correta com os equipamentos, o que é muito importante”.
O responsável pela pasta disse ainda que, na próxima semana, Milton José da Silva, mais conhecido como professor Tó, vai acompanhar os frequentadores da academia a partir das 6h. O intuito é que cada um dos novos espaços tenha um profissional para orientar os “atletas”.