
O técnico Mano Menezes convocou o lateral-direito Rafael, do Manchester United, como substituto de Daniel Alves, do Barcelona, nos amistosos da Seleção Brasileira contra Dinamarca, Estados Unidos, México e Argentina.
Revelado pelo Fluminense ao lado do irmão gêmeo Fábio (atualmente também no United), Rafael tem 21 anos, ou seja, idade para disputar as Olimpíadas de Londres, e está na pré-lista de 52 nomes do treinador para os Jogos (a convocação final sairá em 6 de julho).
Assim, a lista de Mano para os amistosos têm agora apenas cinco atletas acima de 23 anos: os zagueiros David Luiz (Chelsea) e Thiago Silva (Milan), o goleiro Jefferson (Botafogo), o lateral-esquerdo Marcelo (Real Madrid) e o atacante Hulk (Porto).
A Seleção encara a Dinamarca no dia 26 deste mês em Hamburgo, na Alemanha. Em seguida, viaja para os Estados Unidos, onde enfrentará os americanos (30 de maio, em Washington), o México (3 de junho, em Dallas) e a Argentina (9 de junho, Nova Jersey).
Daniel Alves foi cortado por causa de uma fratura-luxação na clavícula direita sofrida ao se chocar com um companheiro durante treinamento do Barcelona e foi operado na última quarta. Por causa do jogo do Santos contra o Vélez pela Libertadores, no próximo dia 24, Mano liberou o goleiro Rafael, o meia Paulo Henrique Ganso e o atacante Neymar do confronto contra a Dinamarca. Assim, o trio só disputará os três últimos amistosos da preparação para as Olimpíadas de Londres.
O Brasil estreia nos Jogos contra o Egito, dia 26 de julho, em Cardiff, no País de Gales, pelo Grupo C. Em seguida, a equipe olímpica encara a Bielorrússia em Manchester, três dias depois, e encerra a fase contra a Nova Zelândia, dia 1º de agosto, em Newcastle.