
Mistério. Assim foi a preparação dos londrinos para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. Pouquíssimas imagens dos ensaios foram liberadas, jornalistas credenciados tiveram acesso ao ensaio geral, mas sob a condição de não revelar detalhes das coreografias. O mistério faz parte da lista dos principais ingredientes de eventos como este. A festa está marcada para as 16h (MS) desta sexta (27), quando bilhões de pessoas pelo mundo assistirão pela TV.
Os poucos detalhes que foram revelados do evento não acabam de maneira alguma com a curiosidade. No ensaio geral, realizado ontem, no Estádio Olímpico de Londres, tudo aconteceu como se fosse para valer. Até as arquibancadas, com capacidade para 80 mil pessoas, estavam lotadas. Os figurinos definitivos também foram usados e até o desfile das delegações aconteceu, mas com seguranças e voluntários substituindo os atletas.
Além disso, todo o sistema de iluminação e de TV foram testados. Algumas atrações musicais já haviam, porém, sido anunciadas anteriormente, como o ex-Beatle, Paul MacCartney, e a Orquestra Sinfônica de Londres. No total, a festa deve durar 3h30.
O jornalista Milton Leite revelou que a festa deve “mexer” com as lembranças de pessoas, principalmente as com mais de 40 anos. A responsável pela declaração de abertura dos Jogos será simplesmente a Rainha Elizabeth II.
NÚMEROS
Um total de 10.500 atletas de 205 países participará dos Jogos de Londres que, oficialmente, acontecem de 27 de julho a 12 de agosto. Além deles, mais 7.500 membros de delegações os estarão acompanhando. Três mil árbitros apitarão 26 esportes, em 39 modalidades. Serão realizadas 302 cerimônias de entrega de medalhas nas 34 sedes olímpicas.
Para se ter uma ideia do alcance dos Jogos, 21.000 jornalistas e técnicos foram credenciados e 200.000 pessoas estão mobilizadas para a organização do evento, entre elas 70.000 voluntários.