A delegação sul-mato-grossense que participou dos Jogos Abertos Brasileiros 2013 (JABs), disputados em Criciúma (SC), rendeu ao Estado a quarta colocação. A competição reuniu delegações de oito estados. Ao todo, foram conquistadas 22 medalhas em quatro modalidades, dentre as quais três ouros, 11 pratas e oito bronzes. A delegação de MS contou com 103 atletas.
A campeã geral dos JABs foi Santa Catarina, com 133 medalhas. Participaram as delegações dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Goiás e Espírito Santo. Os jogos tiveram disputas no atletismo, basquete, futsal, vôlei, judô, natação e handebol.
As equipes de Voleibol e Basquetebol masculino que representam o Estado nos Jogos Abertos 2013 conquistaram duas medalhas de bronze.
A seleção estadual feminina de basquete ficou com a prata ao perder, na final, para as donas da casa por 70 a 62. A seleção masculina faturou o bronze ao bater os goianos na decisão do terceiro lugar, por 82 a 73.
A equipe de voleibol enfrentou o time do Espírito Santo, vencendo-o por 3 sets a 1. No vôlei masculino, os sul-mato-grossenses bateram os cearenses por 3 sets a zero.
JUDÔ
O destaque da delegação sul-mato-grossense foi o judô, que ganhou 18 medalhas das 22 conquistadas no total pela delegação e brilhou nas disputas individuais no JABs 2013. A delegação comandada pelo Técnico Clayton Rojas garantiu duas medalhas de ouro com os atletas Fernanda Gomes – 48 kg – da academia Judô Matos; e Hernando Henrique Amorim – 66 kg – da academia Judô Futuro. Outras oito medalhas de prata foram conquistadas com os atletas, Ana Paula Batista – 52 kg – Judô Futuro; Jéssica Soares +78 kg – Judô Futuro; Sidnei Garcia Jr. – 55 kg – Judô Matos; Américo Carlos Soares -60 kg – Judô Futuro; Everton Mariano – 73 kg – Judô Futuro; Gerson Junior – 100 kg – Judô Futuro; Jorge Yamakawa – +100 kg – Clube Sakurá de Dourados, e Gerson Júnior – Absoluto – Judô Futuro. Mais seis medalhas de bronze foram conquistadas com os atletas Gabriela Barbosa – 44 kg – Judô Futuro; Karoliny Fidêncio -70 kg – Judô Futuro; Fernanda Molina – 78 kg – Judô Moura; Fernanda Molina – Absoluta – Judô Moura; Paulo Eloy – 81 kg – Judô Futuro; e Kauay Abreu – 90 kg – Judô Futuro.
Um dos pioneiros do judô no Estado e em Três Lagoas, José Ovídio Duarte disse que o bom resultado foi consequência dos investimentos realizados. Hoje, segundo ele, existem cerca de 4 mil praticantes dessa modalidade esportiva só em Campo Grande, o que coloca o Estado como um dos mais fortes do país. “A maior força ainda é São Paulo, mas em Mato Grosso do Sul o esporte vive um momento muito bom, ressaltou”.
Na capital, segundo o sensei, existe uma verdadeira força-tarefa em prol do judô, onde a prefeitura, políticos e academias investem na modalidade. “Quantidade com qualidade e continuidade refletem-se em resultados, afirmou Ovídio”.
Hoje, atletas do Estado fazem parte da Seleção Brasileira e são medalhistas, inclusive no circuito europeu, graças ao trabalho desenvolvido nos últimos anos.
Quanto ao trabalho realizado em Três Lagoas, José Ovídio disse que a equipe passa nesse momento por uma renovação em virtude de muitos atletas estarem se dedicando ao trabalho e aos estudos. A equipe está sendo formada e se preparando para as competições que virão.