Três Lagoas venceu a cidade de Los Ángeles, no Chile, no Dia do Desafio, disputado na última quarta-feira. E com direito a recorde. O município contou este ano com 39.151 pessoas praticando exercícios, por, pelo menos, 15 minutos. Com isso, conquistou 38,46% de participação contra 12,91% dos chilenos.
A maior quantidade de público havia sido no ano passado, com 38.815. Em 2009, foram 37.843 pessoas e, em 2010, 35.623. “Estamos muito satisfeitos, foi muito bom mesmo. Mas queremos aumentar a cada ano”, salientou o analista de esporte do Serviço Social do Comércio (Sesc), Everton Azambuja.
Até mesmo antes mesmo do anúncio oficial, Everton já demonstrava otimismo e a notícia não surpreendeu. “A gente que acompanha de perto os resultados todos os anos, inclusive de outros países, sabe que as cidades chilenas não costumam ter tanta gente colaborando. Agora, se fosse Cuba, poderíamos ficar preocupados”, frisou.
Everton fez questão de enaltecer a população três-lagoense e também a equipe que trabalhou na organização das atividades. “É um recorde. Esta é a edição em que mais pessoas praticaram atividades físicas. Foi um trabalho bem feito e boa parte do público já conhece o nosso projeto, alguns até nos procuram para ajudar”, destacou.
Ainda segundo o analista do Sesc, o público só não foi maior porque muitos têm receio de participar. “É verdade. Tem pessoas que sentem vergonha de se juntar às outras. Vem melhorando com o passar dos anos, mas poderia ser ainda melhor”, destacou. O Sesc-São Paulo deve divulgou ontem à tarde em seu site o resultado oficial do Dia do Desafio 2012.