Veículos de Comunicação

Esportes

Santos desafia viradas raras em finais do Paulista

Apenas três vezes em mais de 100 anos um finalista que saiu perdendo ficou com o título

-
-

O Santos desafia a história do Paulistão para conquistar o tetracampeonato inédito do Estadual depois de sair perdendo por 2 a 1 o jogo de ida das finais contra o Corinthians.

Apenas uma vez desde 2000 um finalista que perdeu o primeiro jogo de uma final conseguiu o título. E foi exatamente o Santos, em 2007, que depois de sofrer 2 a 0 do São Caetano, repetiu o placar no segundo jogo e ficou com o título por ter a vantagem do empate.

Nos mais de 100 anos de história do Campeonato Paulista, apenas três vezes um finalista que saiu perdendo o primeiro jogo da decisão ficou com o título. Além do Santos de 2007, o São Paulo em 1998 e o Palmeiras de 1993 também perderam o primeiro jogo e ficaram o título. Por coincidência, estas duas vezes o rival que saiu na frente foi o Corinthians.

Vale ressaltar que nas primeiras décadas do Campeonato Paulista o torneio era disputado em pontos corridos e por isso não havia finais.

Campeão desde 2010, o Santos pode obter um feito inédito se conquistar o título pelo quarto ano seguido. Nunca na era profissional um time conquistou o Paulistão por quatro vezes seguidas. Para ser campeão no próximo domingo o Santos precisa de vitória por dois gols de diferença ou vitória simples e nos pênaltis.