Em reunião realizada na manhã de ontem, no gabinete da prefeita Márcia Moura (PMDB), ficou definido que o PT comandará a Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Sejuvel) na próxima administração municipal. Ficou decidido também que a indicação do nome de quem vai ocupar o cargo será do senador Delcídio do Amaral (PT-MS). Na semana passada o diretório municipal do PT já havia decidido em votação que o partido fará parte da base de sustentação da prefeita na Câmara Municipal.
De acordo com a assessoria do senador, a proposta para o parlamentar indicar o nome partiu da própria prefeita. Além de apoiar a gestão de Márcia Moura, o senador Delcídio pretende contribuir ainda mais com o município. O nome do futuro secretário de Esportes pode ser do PT de Três Lagoas, mas, caso o senador entenda que existe outro melhor, o escolhido pode vir de outro município.
Os vereadores do PT Idevaldo Claudino e Gilmar Garcia Tosta, concordam que a indicação passe pela maior liderança do partido no Estado. Entretanto, segundo Gilmar, essa questão tem que ser discutida dentro do diretório de Três Lagoas. Os dois vereadores, assim como a própria assessoria do senador, entendem que, o PT local tem bons nomes com condições de comandar a pasta.
A princípio, o nome cogitado foi o do vereador Idevaldo Claudino, mas em razão da suplente do partido, Iara Neves, que assumiria a vaga na Câmara em seu lugar na condição de primeira suplente do PT ter declarado que seria oposição a administração municipal, essa possibilidade foi descartada. Idevaldo disse que o seu projeto é sair candidato a deputado estadual em 2014, com o apoio do senador Delcídio do Amaral.
Do PT de Três Lagoas, os nomes cotados para assumir o cargo de secretário de Esportes são: Janivaldo Bernardes, que já foi secretário na gestão do ex-prefeito Issam Fares, da professora Elaine de Sá Costa, atual vice-presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul, Paulo da Paz, Anésio Anselmo, entre outros que foram ventilados. No entanto, o assessor do senador deixou claro que, a intenção do partido é ajudar a prefeita Márcia Moura a encontrar soluções e melhorias para a cidade. Por esse motivo, se não for possível viabilizar um nome de Três Lagoas, o secretário pode vir de outro município.
A partir da definição de que a Sejuvel será comandada pelo PT, começou-se as discussões a respeito da escolha do nome, o qual será anunciado pela prefeita no próximo dia 1º de janeiro. Os dois vereadores do PT, assim como a assessoria do senador, entendem que é preciso agregar o partido e, fazendo parte da administração é uma grande oportunidade para o fortalecimento e crescimento da agremiação, visando às eleições de 2014.