
O ranking mundial das seleções da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) trouxe uma notícia nada animadora para a seleção canarinho, que se prepara para as Olimpíadas de Londres. De acordo com a lista das melhores seleções mundiais em julho, divulgadas ontem, o Brasil despencou de quinto para o 11º lugar. Essa é a pior posição do time desde a criação do ranking, em agosto de 1993.
A equipe comandada por Mano Menezes aparece com 1.012 pontos, enquanto a Espanha, que lidera a lista desde junho de 2010, com 1.691. Pelo histórico do ranking, a pior posição do Brasil até ontem havia sido registrada na primeira edição da contagem, em 1993, quando a seleção ficou em oitavo lugar. Entretanto, no mês seguinte, a equipe da época conseguiu correr atrás do tempo perdido e assumir a liderança, sob a liderança do técnico Carlos Alberto Parreira.
Até junho de 1994, a Seleção oscilou entre o primeiro e o quarto lugar, mas após a conquista do tetra manteve a ponta de julho de 1994 a janeiro de 2001. Depois do penta, o Brasil retomou a hegemonia entre julho de 2002 e janeiro de 2007. Desde então, o time canarinho voltou poucas vezes à liderança do ranking da Fifa: apenas de julho a outubro de 2009 e entre abril e maio de 2010.
MUDANÇAS
Na lista divulgada nesta quarta, a Eurocopa e a Copa das Nações da Oceania foram responsáveis pelas principais mudanças. A Alemanha agora é a vice-líder, desbancando o Uruguai, que caiu para o terceiro posto.
Segunda colocada na Euro, a Itália ganhou seis posições e agora está em sexto, logo atrás de Portugal e Inglaterra, respectivamente quinto e quarto colocados. Eliminada na primeira fase da competição continental, a Holanda pagou caro pelo fraco desempenho, caindo do quarto para o oitavo lugar.
Hoje, Mano deverá convocar a Seleção Brasileira para os Jogos Olímpicos de Londres. O time será composto por 18 jogadores. Entre eles, apenas três com mais de 23 anos. O Brasil estreia no dia 26 deste mês, contra o Egito.