O técnico três-lagoense Edílson Tavares da Silva, o “Dicão”, comanda, a partir de hoje, quatro treinamentos da seleção sul-mato-grossense de basquete feminino sub-17 na cidade. A movimentação será realizada no Ginásio Municipal de Esportes Cacilda Acre Rocha. No grupo estão quatro jogadoras de Três Lagoas. A fase de preparação visa ao Campeonato Brasileiro de Seleções, que começa no dia 8 de abril, em Palmas (PR).
A movimentação no ginásio começa às 16h30 e se estende até às 19h. Os outros três treinos acontecem amanhã (das 9h às 11h e das 13h às 15h) e domingo (das 8h às 10h). Dicão convocou 12 atletas. Na lista, estão as alas Nara (Três Lagoas), Isabela (Três Lagoas) e Evelin (Ponta Porã); as armadoras Natália (Três Lagoas), e Camila (Eldorado); as laterais Brenda (Eldorado), Maini (Maracaju) e Taiane (Maracaju); e as pivôs Monique (Três Lagoas), Karen (Eldorado), Bruna (Eldorado) e Vandriane (Campo Grande).
As meninas de Mato Grosso do Sul estão no grupo B da competição, ao lado de Ceará, Rio Grande do Sul, Pará e Paraná. O regulamento prevê partidas dentro da mesma chave em turno único. As quatro melhores equipes classificam-se para a segunda fase. Mas, apenas as duas melhores podem chegar ao título. Terceira e quarta colocadas da fase inicial disputam apenas do 5º ao 8º lugar, no geral. As duas últimas de cada grupo caem para a segunda divisão.
ALTO NÍVEL
“Vamos para uma competição que tem o nível mais alto do basquete brasileiro. Apenas as melhores equipes a disputam. A expectativa é a melhor possível, mas será muito complicado jogar contra esses grandes centros. Aqui [em MS] ainda é tudo muito amador”, explicou Dicão.
OBJETIVO
O objetivo de MS, segundo o comandante, é manter-se na primeira divisão. E confiança para alcançá-lo não falta. “O grupo é alto e rápido. Além disso, teremos um bom tempo para treinar e as meninas são experientes. Quase todas jogaram o Brasileiro da categoria abaixo da atual no ano passado”, frisou. Dicão procurou deixar claro, no entanto, que as garotas estão sendo preparadas para o Brasileiro de 2013, pois só uma delas (Vandriane) ultrapassa a idade limite para disputar o sub-17.