A única equipe três-lagoense de Rugy está passando por dificuldades para conseguir apoio para pagar as viagens da equipe que representa a cidade e o Estado, em diversas competições.
Na maioria das viagens, a Secretária Municipal de Esportes, Juventude e Lazer (Sejuvel)estava apoiando e oferecia uma van para transportar os atletas. Porém, o veículo quebrou e não foi substituído. Sem patrocínio para bancar as viagens, os atletas começaram a desenvolver várias ações visando angariar fundos.
O trabalho começou com a venda de rifas para amigos e parentes. Depois eles partiram para a venda de pizzas e agora estão fazendo “pedágios” em semáforos da cidade. O grupo leva uma faixa contendo o nome do time e fazem uma pequena apresentação sobre o esporte. O trabalho deu resultado! Com o dinheiro arrecadado eles conseguiram pagar uma van particular para levar a equipe até Penápolis onde participaram da Liga do Oeste Paulista nas categorias Feminino, Adulto e Juvenil.
Atualmente, a equipe masculina adulta está participando do campeonato Centro Oeste que reúne as melhores equipes desta região. A vaga foi conquistada depois que a equipe de Três Lagoas foi vice-campeã estadual no ano passado. Em 2014, a equipe não anda muito bem, até agora o time já disputou duas partidas e não tem nenhuma vitória. Na estreia da competição,o Guaicurus perdeu para o Cuiabá. Na segunda partida, o adversário foi Campo Grande, desta vez a derrota foi de 18 a zero. A disputa aconteceu no Madrugadão.
Apesar das derrotas, o time segue confiante. “Nós sabemos das dificuldades, mas estamos sempre animados e acreditamos no crescimento da equipe não só dentro, mas também fora do campo. Nós estamos sempre em busca de mais apoio”, destacou Bruno Ferreira Dutra, que é presidente do time e também jogador.
O próximo compromisso do time será contra o time de Primavera do Leste no dia 12 de abril, em Campo Grande. O Guaicurus está aguardando para saber se a van da prefeitura poderá ser disponibilizada para a viagem. Caso não seja, eles não descartam a possibilidade de realizarem novas promoções. “Nós somos muito unidos e todos ajudam da maneira que podem. Caso não seja liberada a van da prefeitura, nós vamos pra rua novamente, venderemos rifas, faremos pizzas, mas vamos seguir lutando para praticar este esporte que tanto amamos”, disse o presidente do time.