Parte da torcida pode até não saber, mas Três Lagoas também a sua árbitra auxiliar (antiga bandeirinha) trabalhando nas competições amadoras. Trata-se de Daiane Muniz, 24 anos, natural de São Paulo (SP). Na cidade há apenas dois meses, ela conta que sempre gostou de futebol e até já jogou profissionalmente. Mesmo vaidosa, garante que na hora do jogo não existe nenhuma chance de abrir um “sorrisinho”. A ordem é manter o respeito.
O responsável pela descoberta é o preparador físico do Misto, Ademilson Pereira, o “Flor”. “Ela tem um grande potencial e uma ótima postura como auxiliar. Eu a vi trabalhando no campeonato de veteranos e a indiquei para o Ceará [presidente da Liga Três-lagoense de Desportos]. Ela já estava fazendo um bom trabalho nos veteranos e foi aprovada também pelo pessoal dos clubes do Amador”, frisou o preparador.
Daiane agradeceu os elogios. “É muito bom chegar a uma cidade, onde você é desconhecida e ouvir essas palavras. É muito gratificante”, frisa. Sobre a postura durante os jogos, ela garante que precisa ser rígida. “Procuro conversar o mínimo possível e, se sorrir, sempre há algum engraçadinho que passa uma cantada. Por isso, tenho que ter cara fechada e manter o respeito. Até porque, o mesmo que te cantou, se você marcar alguma coisa que o desagrada no lance seguinte, já te xinga”, conta a auxiliar.
INFLUÊNCIA
Daiane falou também sobre a responsabilidade de pertencer a uma minoria. No futebol, claro, quase 100% dos árbitros e auxiliares são homens. “Eu sei que posso influenciar outras meninas. Sempre acontece. Eu mesma fui influenciada por diversas mulheres que trabalham neste esporte. Sei também que há muitas garotas que adoram futebol”, destacou.
PRECONCEITO
Sobre o preconceito para com as “damas” no futebol, Daiane acredita que ele ainda existe, mas que já diminuiu. “Está evoluindo, mas, claro, parece que contra a mulher as pessoas ainda têm até mais argumentos [para criticar]. Por outro lado, vejo que o preconceito diminuiu muito. Tenho uma expectativa ótima de que isso acabe”, finalizou.