Veículos de Comunicação

Esportes

Turismo arquiva proposta que investigaria venda de jogadores para clubes do exterior

Comissão deveria solicitar informações com o objetivo de identificar possíveis transações não contabilizadas e operações de lavagem de dinheiro

A Comissão de Turismo e Desporto aprovou, na quarta-feira (19), o arquivamento da Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) 32/07, do deputado Gilmar Machado (PT-MG), que estabelecia a investigação das movimentações financeiras resultantes da transferência, nos últimos cinco anos, de jogadores de times brasileiros de futebol para o exterior.


Pela proposta, a comissão deveria solicitar informações ao Banco Central e à Receita Federal com o objetivo de identificar possíveis transações não contabilizadas e operações de lavagem de dinheiro.

Proposta incompleta
O relator, deputado Vicente Candido (PT-SP), considerou a proposta prejudicada, pois, segundo ele, o relatório prévio apresentado pelo então relator da matéria, ex-deputado Deley, não tratou do plano de execução nem da metodologia de avaliação.

“A implementação de um plano de execução necessitaria de uma complementação de voto a ser apresentada ao plenário desta comissão, contudo, de forma tardia, vez que já aprovado parecer do relator anterior", disse o relator. Assim sendo, como o relator anterior não é mais deputado e não foi feito o plano de execução nem a metodologia de avaliação, "já não existe mais o objetivo da presente proposta”, acrescentou.