RÁDIOS
Três Lagoas, 15 de julho

Três Lagoas faz 109 anos: família Latta acompanhou as diversas transformações de Três Lagoas

Diversos pontos de Três Lagoas e região passaram por grandes transformações ao longo dos 109 anos

Por Ana Cristina Santos
12/06/2024 • 09h16
Compartilhar

Quem vê Três Lagoas atualmente, com tantas casas, prédios, condomínios, indústrias e até shopping center, não imagina como era a cidade há mais de 50 anos. Mas, na cidade existem memórias vivas e lúcidas que se recordam bem os tempos em que Três Lagoas era uma pequena cidade do interior.

Marinho da Silva Latta, de 95 anos, é uma das memórias vivas de Três Lagoas, e se recorda bem desta época. Ele e a esposa, Creuza de Freitas Latta, de 78 anos, vieram de Inocência para Três Lagoas há quase 50 anos. Mas, antes mesmo de se mudarem para a cidade, eles vinham muito para Três Lagoas. Marinho Latta conta que aos 15 anos veio da fazenda em que morava na região de Inocência para estudar em Três Lagoas a cavalo. E desde a juventude, foram muitas as viagens em carros de bois pelas estradas de terra.

Marinho Latta se recorda, inclusive, da época em que, não só Três Lagoas, mas a região da Costa Leste, eram desprovidas de infraestrutura. As rodovias na região, hoje asfaltadas, na época, eram de terra, e para chegar a Três Lagoas, era a maior dificuldade. “Demorava para chegar, hoje é rapinho”, relembra.

JPNEWS: BANNER FAMÍLIA É TUDO 14.05 A 23.12.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje aposentado, Marinho Latta era pecuarista, tinha uma fazenda no município de Inocência, e durante anos viu toda essa região da Costa Leste, tomada por mato e gado, mas com o passar dos anos, acompanhou o eucalipto tomar conta dessas terras.

Latta tem boas recordações de Três Lagoas. Ele lembra da época em que o Hospital Auxiliadora era bem pequeno, não tinha toda essa estrutura, essa modernização de hoje. Quando pecuarista e produtor rural, ele fornecia alimentos para o Auxiliadora. “Era um corredorzinho pequeno”, lembra. Outro fato recordado por ele, era quando catavam guavira na rodoviária

Ao lado da esposa Creuza, Marinho Latta teve três filhos e quatro netos. Mas a família dele é grande em Três Lagoas e região, e se misturam com outras famílias tradicionais da cidade como os Garcia e Castro.

Marinho Latta gosta de conversar e relembrar os acontecimentos em Três Lagoas, afinal são 95 anos de idade. São muitas histórias e fatos para serem recordados, mas o que ele mais sente saudades do passado, são das velhas amizades.

Veja a reportagem abaixo:

Confira abaixo outras reportagens especiais sobre os 109 anos de Três Lagoas:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas