RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de março

Livro permeado por mistérios será lançado nesta quinta-feira

O lançamento em Três Lagoas acontece na próxima semana, dia 3 de fevereiro, das 16h às 18h.

Por Redação
25/01/2022 • 14h02
Compartilhar

Uma trama familiar que se passa, paralelamente, em 1890 e nos anos 2000. Um romance cheio de segredos e reviravoltas, amor e ódio, venturas e desventuras, acordos e traições. Assim pode ser resumida a história retratada no livro “Sala das Flores”, de autoria de Cilene Queiroz, que será lançado nesta quinta-feira (27), em Campo Grande, e no dia 3 de fevereiro, em Três Lagoas. “Esse livro exigiu uma pesquisa muito grande, foram quase dois anos pesquisando antes mesmo de começar a escrever. Me aprofundei em assuntos relacionados à Itália, à imigração italiana para o Brasil e à Segunda Guerra”, conta Cilene.

Tendo Machado de Assis como sua principal referência, e o livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas” como fonte de inspiração, Cilene utiliza a digressão, recurso que afasta o autor da história para refletir sobre algum assunto, e os flashbacks temporais para se deslocar pelas duas linhas do tempo paralelas que a obra apresenta, uma no século XIX e outra no século XXI. “É uma saga familiar, da dinastia do italiano Donato Pace Giuseppe, e durante o desenvolvimento da história há uma quebra cronológica. É como se fossem dois livros em um”, explica a autora, que prefere não revelar muito sobre o enredo para não comprometer a experiência dos leitores.

Bióloga, professora e pesquisadora, Cilene Queiroz encontrou na literatura um novo recomeço. Há 15 anos, um acidente vascular cerebral (AVC) limitou seus movimentos e sua locomoção, mas não sua criatividade e sua vontade de produzir. “Depois que tive o AVC não pude mais trabalhar fora, dependo muito das pessoas, mas isso não me impede de ir à luta, não. Comecei a ler mais, frequentar eventos literários, e isso foi crescendo em mim. Aí surgiu o primeiro livro, em 2010, depois o segundo e não parei mais. Foi uma redescoberta, uma nova paixão de vida”, define a escritora.

Residente em Três Lagoas, Cilene vem à Capital para lançar o livro com amigos, familiares e confrades da Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (Aflams), da qual faz parte, mas vai realizar também uma tarde de autógrafos na cidade onde mora. Durante os eventos serão comercializadas as outras obras escritas por Cilene, e a renda dessas vendas será 100% revertida para o projeto “Ler é Preciso”, iniciativa da própria autora que distribui livros para escolas públicas de Três Lagoas. “O projeto incentiva jovens e crianças a terem a leitura como aliada no aprendizado e no crescimento pessoal”, resume Cilene.

Serviço: O livro “Sala das Flores”, de autoria de Cilene Queiroz, será lançado em Campo Grande nesta quinta-feira, dia 27 de janeiro, na cafeteria Duckbill (R. Nortelândia, 613 – Santa Fé), das 16h às 18h. O lançamento em Três Lagoas acontece na próxima semana, dia 3 de fevereiro, das 16h às 18h, na cafeteria Elzinha e o Garfo (Av. Capitão Olinto Mancini, 795 – Centro). Serão seguidos os protocolos de biossegurança vigentes e o uso de máscara será obrigatório.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas