DISPUTA
Nesta eleição para governador do Mato Grosso do Sul vamos ter uma disputa genuinamente interiorana. O candidato do PT, Delcídio do Amaral, que começou a vida profissional ocupando cargos federais fora do MS, nasceu no dia 8 de fevereiro de 1.955 em Corumbá, região pantanal do Estado. O candidato do PSDB, Reinaldo Azambuja, nasceu no dia 13 de maio de 1963, em Campo Grande, capital, mas começou a vida assumindo a administração de propriedades da família. Depois, ingressou na vida pública elegendo-se prefeito de Maracaju por duas vezes, administrando-a entre 1997 a 2004, para após dois anos, ser eleito deputados estadual e depois, federal.
INTERIOR EM DESTAQUE
Há 16 anos que o Mato Grosso do Sul não elege um governador nascido na capital, o último foi Wilson Barbosa Martins (PMDB) que administrou o Estado de janeiro de 1.995 até 31 de dezembro de 1.998. Depois veio José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, que governou no período de janeiro de 1.999 a dezembro de 2006. Zeca começou a fazer política nos movimentos sindicais em Campo Grande, mas é natural de Porto Murtinho, onde nasceu no dia 24 de fevereiro de 1950.
DA ITÁLIA
O atual governador, André Puccinelli (PMDB), que administra o Estado desde 2007, também não nasceu em Campo Grande, apesar de ter sido prefeito da capital por dois mandatos no período compreendido entre 1997 e 2004, iniciou sua vida profissional como médico na cidade de Fátima do Sul, lugar em que foi lançado para disputar a eleição de prefeito. Embora, não tenha sido eleito, foi nomeado pelo fobverno do PMDB, Secretário de Saúde em 1983. Diga-se de passagem, quem o lançou na vida pública foi o saudoso senador Ramez Tebet. Puccinelli é natural de Viareggio, Itália, onde nasceu no dia 2 de julho de 1948.
DESCARTOU
Carlos Marun descartou a hipótese de assumir cargo em eventual governo de Reinaldo Azambuja, caso ele seja eleito, para abrir vaga na Câmara Federal ao deputado Fábio Trad (PMDB), que teve expressiva votação, mas não conseguiu se eleger em razão do quociente eleitoral. “Assumi compromisso de ser deputado federal e cumprir todo o mandato, coisa que não tinha feito quando fui eleito deputado estadual, porque atendi convite do governador André Puccinelli para ser secretário”, declarou. Marun disse que é cedo para essa engenharia política e não vê sentido especular essa hipótese, que coloca o deputado Geraldo Resende como forte candidato à Secretaria de Saúde caso o PSDB vença a corrida ao Parque dos Poderes.
RÁPIDO
O Tribunal Superior Eleitoral divulgou que a previsão do tempo de votação em 13 estados e no Distrito Federal, locais onde haverá o segundo turno, o eleitor deve gastar 29 segundos na urna comum e 53 segundos na urna biométrica para votar no candidato a governador e a presidente.
BELA INICIATIVA
Belíssimo trabalho que o Ministério Público e a Polícia Federal fizeram em Naviraí, onde prenderam e denunciaram os vereadores por corrupção. Se essas investigações alcançarem outras Câmaras Municipais, certamente iria aumentar o número de prisões e a descoberta de muitos desmandos e prática de atos imcpompatíveis com o exercício do mandato popular.