FORÇA DA CAPITAL
Campo Grande praticamente decidiu a eleição para governador do Mato Grosso do Sul. Dos 741.516 (55,34%) votos que Reinaldo Azambuja conseguiu em todo o Estado, 289.862 (63,59%) foram na Capital, provando a força da cidade. Mostrou que para se eleger a um cargo majoritário o candidato tem que necessariamente conquistar a simpatia dos campo-grandenses.
TERRA NATAL
Uma curiosidade deste segundo turno das eleições é que Delcidio do Amaral conseguiu uma expressiva vitória em sua terra natal, Corumbá, onde obteve 76,05% (37.120) dos votos contra 23,95% (11.692) de Reinaldo. Já em Maracaju, Azambuja, que administrou a cidade por duas vezes, venceu por 58,41% (11.785) a 41,59% (8.390) de Delcídio.
APOIO DO PT
É equivocado o pensamento de que "em MS estamos livres do PT". O MS ainda não é um Estado autossuficiente e como unidade da federação, depende dos recursos federais (administrados pelo PT) para continuar o desenvolvimento. Por ter eleito um governo de oposição, o Estado corre o risco de só receber os recursos institucionais. Reinaldo Azambuja, que é do PSDB, vai precisar e muito do apoio da bancada federal para fazer a ponte com o governo do PT.
PRECONCEITO
E por falar em eleições, uma enxurrada de comentários preconceituosos contra nordestinos tomou conta das redes sociais,logo após a confirmação da reeleição de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República. Muitos eleitores que apoiavam a eleição de Aécio Neves, fizeram várias postagens dizendo que os nordestinos são burros por terem votado em Dilma, entre outras indagações preconceituosas. Essa situação, no entanto, foi repudiada por muitos outros eleitores que classificaram essas publicações como preconceituosas e absurdas.
DIVERGÊNCIAS DE LADO
Passado as eleições, as divergências políticas deveriam ficar de lado. Seria interessante que todos se unissem e torcessem para que a presidente Dilma Rousseff, bem como o governador eleito por Mato Grosso do Sul, fizessem um bom governo.
PRÓXIMO PREFEITO
A eleição para o governo do Estado nem bem terminou, e tem muitas pessoas já comentando e se articulando para as eleições de 2016. A pergunta que não quer calar é: Será que Ângelo Guerreiro será o candidato do PSDB com o apoio de Reinaldo Azambuja, do seu partido, ou será que a Prefeitura de Três Lagoas já está garantida ao PMDB em troca do apoio dos peemedebistas a candidatura de Reinaldo?