Veículos de Comunicação

Assistência

Familiares de idosos denunciam atraso na entrega de fralda geriátrica

Idosos dependentes do benefício estão há cerca de um mês sem receber às fraldas

Dependente optou por pagar do própio bolso para comprar fralda para avó - Alex Santos
Dependente optou por pagar do própio bolso para comprar fralda para avó - Alex Santos

A demora na entrega de fraldas geriátricas pela Prefeitura de Paranaíba, por meio da Assistência Social, tem levado dependentes do auxílio a custear a compra de pacotes de fraldas, para que familiares idosos que se encontram em situação de vulnerabilidade não fiquem sem proteção e cuidados essências devido à idade. Dependentes relatam que a entrega tem sido adiada semanalmente.

É o caso do auxiliar mecânico, José Robalinho Félix, 43 anos. De acordo com o José, por conta da entrega dos pacotes serem adiadas toda a semana, parte da aposentadoria da avó, é destinada para a compra de fraldas geriátricas. Diariamente a avó, Maria Antônia, 87 anos, gasta cerca de quatro a cinco fraldas, com um pacote de fralda geriátrica chegando a custas entre R$15 e R$25. “Estou gastando muita fralda. Ela usa medicamento diurético e as fraldas estão caras”, disse.

Ainda segundo José, já faz um mês que a avó não recebe os pacotes de fralda, ao procurar a Assistência Social do município, costumeiramente recebe a informação de que as fraldas seriam entregue nas próximas semanas. “Fui o mês inteiro e eles dizem ‘vem na semana que vem’. Não sou só eu que preciso, tem mais gente que deve estar precisando,” desabafou. 

Por meio do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Paranaíba, a Secretária de Saúde de Município, Débora Queiroz, responderá os questionamentos da pasta na segunda-feira (1º).