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Fiscalização

Cinco agências bancárias de Paranaíba são autuadas por irregularidades

Procon constatou demora no atendimento, longas filas e não emissão de senhas

Agências foram autuadas em outras ações de fiscalização do órgão - Reprodução/Procon-MS
Agências foram autuadas em outras ações de fiscalização do órgão - Reprodução/Procon-MS

A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) autuou cinco agências bancárias em Paranaíba, após reclamação de consumidores. Força tarefa realizada pelo órgão fiscalizou unidades do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander e Sicredi.

Foram constatadas irregularidades como a demora no tempo de espera para atendimento — em muitos casos  superior a uma hora — inexistência de atendimento prioritário,  ausência de  exemplar  do Código de Defesa do Consumidor, não emissão de senhas com registro de chegada e saída do cliente, na maioria  das agências, além de emissão de comprovantes em papel termossensível.

Conforme o órgão, um fator observado foi a inovação de unidades bancárias,  como  é o caso do Sicredi, onde  apesar de  espera em longas filas e demora excessiva, o  consumidor recebe senha no momento em que entra na agência, impossibilitando o cálculo do tempo que  demandou o atendimento.

Fato idêntico ocorre com o Banco do Brasil, com uma diferença: as pessoas a guardam em longa fila no outro lado da rua sendo chamadas pelo segurança quando ocupam o primeiro lugar na fila. Independente de prioridade.

Em várias dessas ocorrências de desobediência a legislação que rege a relação de consumo, a maioria das agências visitadas é reincidente, e foram autuadas em outras ações de fiscalização do órgão. Além das autuações, os fiscais orientaram os responsáveis pelas agências, de maneira que possam melhorar a relação de consumo.