Veículos de Comunicação

POLICIA - COMPORTAMENTO

Homem é preso por importunação sexual contra quatro jovens durante show gospel

Investigações apontam que vítimas eram integrantes de instituição religiosa e tinham relação de confiança com o suspeito. Casos semelhantes no país já levaram igrejas a afastamentos internos e danos à imagem.

Polícia Civil cumpriu o mandado de prisão preventiva na cidade de Paranaíba; suspeito é investigado por importunação sexual contra quatro vítimas durante show gospel.
Polícia Civil cumpriu o mandado de prisão preventiva na cidade de Paranaíba; suspeito é investigado por importunação sexual contra quatro vítimas durante show gospel.

Um homem de 45 anos foi preso nesta terça-feira (19) em Paranaíba pelo crime de importunação sexual contra quatro jovens durante um show gospel, realizado em 12 de setembro, em Três Lagoas. O mandado de prisão preventiva, expedido pelo Poder Judiciário, foi cumprido pela Polícia Civil por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Três Lagoas e da Seção de Investigação Geral (SIG) da Delegacia de Paranaíba.

Segundo apuração da DAM de Três Lagoas, as vítimas faziam parte de um grupo de jovens que viajou em uma van fretada por uma instituição religiosa para participar do evento. Elas estavam acompanhadas pelo pastor e outros membros da igreja.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, ao chegarem ao local, que estava lotado e com grande aglomeração, três jovens se posicionaram próximas ao palco. O investigado — pessoa próxima e considerada de confiança pelo grupo — teria se afastado dos demais membros da igreja e se aproximado de uma das vítimas, praticando atos de importunação sexual sem que os demais percebessem.

A denúncia aponta que o ambiente escuro e com grande concentração de pessoas favoreceu a ação. Uma das jovens entrou em estado de choque e começou a chorar, o que chamou a atenção das demais. Ao conversarem entre si, todas relataram terem sido alvo da mesma conduta do suspeito.

Durante os primeiros passos da investigação, outra vítima, de 25 anos, procurou a Polícia Civil espontaneamente afirmando ter sido importunada pelo mesmo homem naquele mesmo dia. Ela relatou que inicialmente duvidou do próprio senso de percepção devido à confiança que tinha no investigado.

Histórico semelhante em outro estado

No decorrer das diligências, a Polícia Civil recebeu informações de que o suspeito teria praticado atos libidinosos contra uma adolescente anos atrás em Jales (SP). Embora os fatos não tenham sido formalizados à época, a testemunha ouvida confirmou os abusos e destacou semelhanças entre a conduta investigada no passado e os episódios recentes.

Diante da gravidade dos atos, do número de vítimas e da necessidade de garantir a ordem pública, o delegado responsável pela DAM de Três Lagoas representou pela prisão preventiva, que foi deferida pelo Judiciário. O investigado permanece à disposição da Justiça.

Casos semelhantes e impactos a instituições religiosas

Episódios de importunação sexual envolvendo membros de igrejas — embora não relacionados especificamente a esta instituição — têm provocado consequências relevantes em outras comunidades religiosas no país, como: Afastamento preventivo do acusado de todas as atividades com fiéis;Ruptura interna e perda de membros, que se sentem traídos pela quebra de confiança; Desgaste público e impacto direto na credibilidade da instituição;Exigência de protocolos de proteção, especialmente no acompanhamento de menores;

A instituição religiosa que organizou a viagem não teve responsabilidade apontada nos fatos e, até o momento, não se manifestou publicamente.