A Justiça Eleitoral de Paranaíba diplomou, por meio de cerimonia virtual, na manhã de quinta-feira (17), os vereadores, prefeito e vice-prefeita eleitos, além de oito suplentes, nas eleições de 15 de novembro. Com restrições e medidas de prevenção contra a Covid-19, apenas os vereadores eleitos no pleito de 2020 puderam participar da solenidade no Paço Municipal “Edu Queiroz Neves”, após o atual prefeito, Ronaldo José Severino de Lima, ceder o gabinete para realização da solenidade, no entanto, não esteve presente.
Dos vereadores eleitos, apenas Jair Fernandes (PDT) participou virtualmente da cerimônia, além de Robson Rezende (PSDB), substituído pouco antes do início da solenidade, sendo representado pela procuradora do município Adailda Lopes, devido a morte do sogro por Coronavírus.
Ronan Leal (Republicanos), foi diplomado suplente ao cargo no lugar do vereador eleito Antônio Marcos (Republicanos), que morreu no dia 14 de dezembro por complicações da Covid-19, ficando a posse de Ronal Leal apenas no dia 1º de janeiro pela Câmara de Vereados, seguindo determinações da Justiça Eleitoral.
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.
A solenidade foi conduzida pelo Juiz Eleitoral Edmilson Barbosa Ávila, da cidade de Inocência, em substituição ao Juiz Eleitoral Plácido de Souza Neto, que saiu de férias após finalizado o pleito eleitoral no município.
“É um tempo novo e um desafio desde o início do ano. Essa nova realidade impôs um novo jeito de ser e de fazer”, salientou Edmilson Barbosa Ávila, na abertura da solenidade.
Juliana Nonato, promotora eleitoral de Paranaíba também participou da cerimônia. A promotora destacou o momento atípico vivido no país e para Justiça Eleitoral com a pandemia de Coroanvaírus.
“Momento totalmente atípico onde estamos distanciado, fazendo sessões que nunca se pensava antes”, disse.
PRÓXIMOS RUMOS
Maycol Queiroz (PDT), prefeito eleito nas eleições municipais deste ano, agora planeja os próximos rumos da gestão municipal pelos próximos quatro ano. Ainda sem divulgar oficialmente nomes que ocuparão as secretarias do seu governo, revelou que os critérios de escolha se baseiam em “nomes experientes, vida pública e comprometidas com o seu jeito de administrar”. E aponta os principais desafios na próxima gestão.
“Os nomes serão divulgados após o Natal, pessoas que me representam. Previdência Social (PREVIM), folha de pagamento inchada e precatórios, são os desafios maiores”, adiantou.