A abertura oficial da Copa do Mundo da África do Sul começa hoje a partir das 14hs (MS), no Orlando Stadium em Joanesburgo.
A festa, que será dividida em duas partes, terá shows internacionais e também música local. Os colombianos Juanes e Shakira, além da banda norte-americana Black Eyed Peas, são algumas atrações para o primeiro dia. Os Sul Africanos serão o grupo Freshlyground, o músico Hugo Masekela, o Coral Jovem de Mzansi e o Coral Gospel de Soweto. O rapper canadense com origem somali K’Naan e a americana Alicia Keys também farão apresentações.
No dia seguinte ao show, acontece a partida de abertura entre África do Sul e o México, às 10hs (MS). Em seguida, começará um espetáculo de 25 minutos cujo roteiro a Fifa mantém em absoluto sigilo. Ou pelo menos pretendia manter, uma vez que “vazou” a informação de que serão 2.000 artistas, com a direção do músico Lebo M., produtor do famoso musical “O Rei Leão”.
MANDELA
O ex-presidente Nelson Mandela, que pediu que a música “Hope” estivesse no roteiro da festa na voz do sul-africano Siphiwo Ntshebe, tenor falecido em 25 de maio, aos 34 anos, vítima de meningite, deve comparecer à cerimônia de abertura hoje e acompanhar os primeiros minutos do jogo inicial entre África e México.
Na África do Sul circula que o americano R. Kelly, o argelino Khaled e o nigeriano Femi Kuti estarão no show e que o cantor de blues Timothy Moloi, substituirá o tenor.
JOGOS
As duas primeiras partidas da Copa de 2010, serão realizadas amanhã. Pelo grupo A, às 10hs (MS) a anfitriã do Mundial África, enfrenta o México em Joanesburgo, no estádio Soccer City. As 14h30 (MS), no estádio Green Point, em Cidade do Cabo, jogam Uruguai e França.