Veículos de Comunicação

Oportunidade

Agronegócios tem espaço na Feira do Empreendedor

O setor de agronegócio terá uma equipe própria de aproximadamente 20 pessoas para atender exclusivamente os produtores rurais.

O Sebrae/MS realiza entre os dias 22 e 25 de julho a Feira do Empreendedor. Um espaço de oferta de oportunidades tanto para aqueles que já possuem um negócio próprio quanto para os que planejam abrir o seu empreendimento. No total, a feira será composta por 11 salões que abordam os mais diversos setores do mercado como gastronomia, reparação automotiva, e até mesmo o agronegócio.

“A idéia esse ano é apostar na interatividade com o público”, conta Marcus Rodrigo de Faria, gerente de agronegócios do Sebrae. De acordo com ele, este salão em especial vai contar com um canteiro Pais (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), cercado por mudas de árvores frutíferas e eucaliptos. “Essas árvores, que representam a silvicultura, também serão utilizadas para as exposições sobre pecuária integrada” detalha o gerente, adiantando a programação do evento.

Durante a Feira do Empreendedor, equipes de atendimento estarão disponíveis para tirar as dúvidas e orientar os visitantes quanto às suas propostas de negócio. No entanto, o setor de agronegócio terá uma equipe própria de aproximadamente 20 pessoas para atender exclusivamente os produtores rurais.

“Com esse trabalho, o visitante vai receber suas informações de maneira pontual em qualquer área que desejar”, salienta Faria. A orientação não virá somente do Sebrae, mas também de representantes das entidades parceiras, que vão compartilhar as informações e pesquisas mais recentes em suas áreas de atuação.

Entre as entidades parceiras, a Embrapa Pecuária Oeste traz dois softwares para o produtor rural: um de monitoramento climático e outro de gestão de propriedade. Por sua vez, a Embrapa Gado de Corte apresenta traz pastagens, gramíneas, comedouros e bebedouros. Por fim, a Embrapa Pantanal aborda o desenvolvimento da piscicultura na região pantaneira.

Na área da produção de mel, a Federação Estadual de Apicultura e Meliponicultura traz informações sobre o manejo de caixas e abelhas. Uma mini unidade de extração e processamento de mel estará montada no salão, demonstrando didaticamente o beneficiamento para o visitante.

“Além desses parceiros, o Senar apresenta um maquete com todos os biomas do cerrado, e quais as culturas adequadas para cada um deles”, relembra Marcus Rodrigo. “Especificamente sobre a legislação, teremos o Imasul que vai abordar as leis ambientais e a SFA que fala sobre os alimentos orgânicos e seu processo de conversão e regulamentação”.

Por fim, a Reflore vai explorar as questões de manejo e mercado do setor florestal, a OCB oferece consultoria sobre cooperativismo e o MDA divulga as informações sobre o programa Território da Reforma, evidenciando as formas de organização dos municípios e as atividades rurais fomentadas em cada uma das cidades participantes.

A programação da Feira para o agronegócio ainda conta com quatro dias de palestras, com destaque para a palestra do idealizador do sistema Pais, Aly Ndiaye, e seu sócio, o ator e produtor rural Marcos Palmeira, da Vale das Palmeiras Laticínios Ltda.

A Feira do Empreendedor acontece entre os dias 22 e 25 de julho, das 14 às 22 horas, no Centro de Exposições Albano Franco, em Campo Grande. A participação é gratuita. Para participar do evento, os produtores rurais e comunidade em geral do interior terão a opção de deslocamento nas caravanas de negócio, organizadas pelo Sebrae em parceria com as associações comerciais e prefeituras. As inscrições tanto para a caravana quanto para a Feira são gratuitas. Mais informações pelo telefone 0800-570-0800 e fe.sebraems.com.br

São patrocinadores da Feira do Empreendedor 2010: Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Senar, Funar, Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB-MS/ Sescoop-MS), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Federação do Comércio de Bens e Serviços do MS (Fecomercio), Sistema FIEMS, Banco do Brasil, Prefeitura de Campo Grande, Prefeitura de Dourados, Prefeitura de Três Lagoas e Governo do Estado de MS.