A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) anunciou hoje (24) o seu apoio ao plano para a supervisão do acordo firmado entre potências mundiais e o Irã sobre o programa nuclear desse país. Fontes da agência indicam que os 35 países que fazem parte do organismo deram aval unânime para a supervisão do plano estabelecido em novembro.
Oportunidade
Aiea aprova plano para supervisão do acordo sobre programa nuclear do Irã
Os países signatários do acordo (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) querem que a Aiea verifique as diferentes fases do compromisso. O presidente da agência, Yukiya Amano, pediu hoje a ajuda da comunidade internacional para que isso seja viabilizado. Estima-se que serão necessários 6 milhões de euros (cerca de R$ 19,4 milhões) nos próximos seis meses, dos quais 500 mil euros (R$ 1,6 milhão) poderão ser financiados pelo organismo.
“Precisamos quase duplicar os recursos de pessoal destinados à verificação no Irã. Precisamos aumentar de forma significativa a frequência das atividades”, disse Amano. De acordo com o embaixador norte-americano na AIEA, Joseph MacManus, vários países expressaram vontade de contribuir com o aporte financeiro.
O compromisso do Irã, segundo o previsto no acordo, é suspender algumas atividades no setor nuclear, como o enriquecimento do urânio a 20% e a construção de uma central de água pesada. Em contrapartida, os Estados Unidos e a União Europeia devem encerrar as sanções financeiras e comerciais que impunham ao país.