Veículos de Comunicação

Oportunidade

André prestigia Concurso do Pé de Soja Solteiro em Laguna Carapã

Os organizadores lembram que, no início, os participantes colhiam um pé de soja nas próprias lavouras e concorriam ao prêmio

 O governador André Puccinelli viaja hoje (24) para o município de Laguna Carapã onde, a partir das 12h30, visita os estandes do 13º Concurso do Pé de Soja Solteiro. O evento está sendo realizado na sede do Clube do Laço da cidade “Aimoré de Oliveira Lima”.

O concurso é organizado pela Prefeitura de Laguna Carapã e está sendo realizado desde o dia 22 de abril, durante as comemorações dos 18 anos de emancipação político-administrativa do município. Durante o evento também está sendo realizada a Feira de Produtos e Serviços e o Concurso Balde de Ouro.

O concurso, que possui referência nacional entre os Estados produtores de soja, congrega produtores de todas as regiões do País. Nesta edição, além dos shows, competições e demais atrativos, o concurso também vai premiar os destaques do “Ranking Produtividade”, um projeto implantado no ano passado, visando incentivar o produtor rural a investir em tecnologia e melhorar sua lavoura.

RankBrasil

O Concurso do Pé de Soja Solteiro foi criado em 1998 com o objetivo principal de divulgar o potencial sócioeconômico da recém criada Laguna Carapã. A cada ano o concurso passou a ganhar novos adeptos, com os pés de soja cada vez maiores e com maior número de vagens.

Os organizadores lembram que, no início, os participantes colhiam um pé de soja nas próprias lavouras e concorriam ao prêmio. Posteriormente, os pés concorrentes passaram a ser plantados e cuidados em separado.

Desde a criação do concurso, o grande destaque foi a família Merti, em especial ao patriarca Nelson Merti que, no ano de 2002, durante a 5ª edição do concurso, venceu com um pé de soja contendo 3.402 vagens. Este pé de soja rendeu à família e, especialmente, ao município de Laguna Carapã, o registro no Livro dos Recordes RankBrasil, como o maior já produzido no Brasil.

Posteriormente, foi vencido pela produtora rural Isolde Catarina Bohn e família, que detêm o título, até hoje, em Laguna, com um pé de soja de 10.093 vagens, conquistado em 2006. No ano passado, na cidade de Santa Carmem (MT), que copiou o nome do concurso de Laguna Carapã, o vencedor apresentou um pé de soja solteiro com 10.800 vagens, ganhando espaço no livro do RankBrasil.