Veículos de Comunicação

Maracaju

Aparecida do Taboado passa a fazer parte do Circuito ?TucunaFree?

Primeira edição do ?Taboadão Tucunaré? reuniu mais de 600 competidores no ano passado

Incluído no calendário oficial de eventos do Mato Grosso do Sul desde o ano passado, o “Taboadão Tucunaré”, evento de pesca esportiva de Aparecida do Taboado, agora passa a fazer parte do “Circuito TucunaFree”, que envolve cidades do interior paulista.

A inclusão no evento na competição foi confirmada pelo diretor de Turismo e Meio Ambiente de Aparecida, Jary Augusto Silva. De acordo com ele, a cidade foi convidada para compor o circuito. A escolha pelo município deve-se ao sucesso registrado na primeira edição do evento.
 
O primeiro torneio de pesca Taboadão Tucunaré, na modalidade pesque e solte, aconteceu em 16 de setembro do ano passado, durante as comemorações de aniversário de Aparecida do Taboado. Na época, o evento bateu recorde de público na modalidade de pesca de tucunaré, 300 duplas inscritas, o que equivale a um total de 600 competidores. Além disso, o evento foi prestigiado por aproximadamente 1,8 mil pessoas. Agora, a expectativa é que, com a inclusão no circuito, estes números aumentem ainda mais. “Nem todos os participantes precisam, necessariamente, concorrer pelo circuito. Com isso, teremos os competidores do nosso torneio municipal e os competidores que acompanham o circuito. Serão mais turistas em nossa cidade”, destacou Jary.
 
Conforme o diretor, assim como em Três Lagoas, o turismo de Aparecida do Taboado é mantido, basicamente, pelo turismo de negócios: pessoas que chegam para tratar de trabalho, seja com a indústria ou com a agropecuária. A força desse nicho de negócio pode ser sentida através das ocupações em hotéis, que, segundo Jary, é forte durante os dias úteis e praticamente zero aos fins de semana. “ No entanto, essa situação reverteu durante a primeira edição do Taboadão Tucunaré. Os nossos hotéis registraram uma taxa de ocupação de quase 80% no fim de semana [em que o evento ocorreu”, o objetivo é repetir a dose neste ano. A segunda edição do Taboadão Tucunaré, que valerá pela quarta etapa do TucunaFreee, acontecerá no dia 6 de setembro. “O que nós buscamos com esse tipo de evento é promover o turismo, é mostrar aos visitantes as riquezas do rio Paraná, cujo marco zero é aqui, gerar riquezas para o município e, por outro lado, divulgar a preservação do meio ambiente”, completou o diretor de Turismo e Meio Ambiente. 
 
Jary explicou que, como trata-se de um evento na modalidade pesque e solte, é possível explorar as riquezas do rio Paraná de forma consciente. “Trata-se de um público diferenciado. Pescam e soltam, não acabam com o tucunaré, que é a maior riqueza desse rio”.
 
PROGRAMAÇÃO
A próxima etapa do “TucunaFree” ocorrerá em Santa Clara D’oeste (SP), no dia 5 de abril; a terceira etapa será em Aparecida D’oeste (SP), no dia 9 de agosto; a quarta em Aparecida (6 de setembro), a quinta fase será em Pereira Barreto (SP), no dia 27 de setembro; a sexta etapa acontecerá em Rubinéia-SP, no dia 11 de outubro; e a sétima em SudMenuci (SP), no dia 8 de novembro. Já a final está marcada para o dia 13 de dezembro em Santa Clara D’oeste.