O governo do Estado investe no desenvolvimento dos pequenos produtores de Mato Grosso do Sul, e para incentivar a produção leiteira instalou em Coxim uma nova Unidade Demonstrativa Balde Cheio MS. A unidade recebeu a visita do governador André Puccinelli que esteve no município no sábado (10).
A unidade foi instalada no Sindicato Rural do município através de recursos de aproximadamente R$ 78 mil da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, Produção, da Indústria, do Comércio e Turismo (Seprotur), juntamente com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).
“Hoje quatro famílias são assistidas pelo Projeto Balde Cheio MS em Coxim, mas a partir da instalação desta unidade, teremos um potencial de ampliação muito grande. É uma vitrine tecnológica que tem o objetivo de trazer mais produtores da pecuária leiteira para projeto”, afirma o coordenador regional da Agraer em Coxim, Oscar Serrou Camy Júnior.
Segundo o coordenador técnico regional do Balde Cheio MS no Estado, Ivan Macena, mais de 50 unidades demonstrativas já foram instaladas em Mato Grosso do Sul. Estas unidades assistem às famílias oferecendo capacitações técnicas e assistência, que melhoram a produção leiteira. “Pelo menos uma vez por mês os técnicos da Agraer visitam os produtores para oferecer assistência e tirar dúvidas. As unidades demonstrativas servem como uma sala de aula para os produtores”, afirma Macena.
Em Coxim, além de atender a famílias que desejam fazer parte do projeto Balde Cheio MS, a unidade demonstrativa vai produzir também para atender a demanda do município. “A unidade tem capacidade para produzir de 300 a 350 litros de leite diariamente, e essa produção pode ser levada para algumas escolas de Coxim”, observa Oscar, coordenador do projeto no município.
Através do projeto Balde Cheio MS, os produtores recebem auxílio dos técnicos da Agraer para a melhoria da pastagem com adubação e irrigação, para a rotação de animais na área e a melhoria genética. Além disso, os produtores recebem orientações para a melhora da qualidade da alimentação do gado, o que amplia a capacidade de produção do animal.
Produção
Produtores de São Gabriel do Oeste foram os primeiros a fazer parte do projeto da Agraer. Há quatro anos o assentado Valdeci Barcelos de Paula entrou no Balde Cheio MS; pôde ampliar a produção e hoje vive apenas da renda proveniente do leite produzido na propriedade.
“Antes eu tinha 50 cabeças de gado e produzia uma média de 110 litros de leite por dia. Com as orientações do projeto eu diminui o número de animais mas produzo muito mais, podendo chegar a até 300 litros por dia”, compara Valdeci. O produtor explica que o projeto foi fundamental para o desenvolvimento de sua produção, uma vez que anteriormente nem as despesas do gado eram pagas pela produção. “Por isso diminui o número de cabeças, ficando só com 28, mas a produção aumentou muito por causa das dicas de manejo que recebi no projeto”, conta.
Valdeci explica que através do projeto da Agraer ele conseguiu aperfeiçoar o manejo do gado e das terras para pastagem, obtendo resultados financeiros satisfatórios. "Agora estou pagando contas antigas e investindo com máquinas e equipamentos para irrigação", diz Barcelos, que agora profissionaliza sua produção.