Nesta sexta-feira (24) o Banco da Gente assina Termo de Parceria com a Associação Brasilandense de Apicultores (ABA), às 9h30, no Teatro Ramez Tebet, na Praça Central de Brasilândia.
Participam da assinatura o diretor geral do Banco da Gente, Márcio Laabs, e representando a Associação Brasilandense de Apicultores, o presidente Cícero Godoy Vasconcelos e o primeiro tesoureiro, José do Carmo Mendes da Silva.
A instituição possui hoje a Linha de Crédito Apicultura, que é uma linha de microcrédito desenvolvida através da parceria entre Banco da Gente, Sebrae, Prefeituras Municipais e Associações de Apicultores e tem como principal objetivo atender os apicultores do Estado de Mato Grosso do Sul. A Linha de Crédito Apicultura está contida na Linha de Crédito Agricultura Familiar.
O Banco da Gente disponibiliza ainda, a Linha de Crédito Agricultura Familiar como uma proposta de linha de microcrédito produtivo e orientado, desenvolvida através da parceria entre Agraer e Associações representativas dos pequenos empreendedores rurais de Agricultura Familiar, para atendimento aos pequenos agricultores, produtores e criadores que estejam devidamente cadastrados na Associação competente.
Dentre os objetivos da Linha de Crédito Agricultura Familiar, destacam-se: a facilitação ao crescimento e à consolidação de pequenos agricultores, produtores e criadores rurais na sua área de jurisdição, a realização de parceria com Associações e Agraer para atendimento técnico do pré e pós-crédito e acompanhamentos trimestrais e o oferecimento de investimento em capital de giro e investimento fixo para que os pequenos agricultores, produtores e criadores possam melhorar e expandir a atividade.
As características da Linha de Crédito Agricultura Familiar são: taxa de juros 1% a.m, garantia de avalista/fiador solidário e/ou aval/fiança da Associação, prazo de pagamento conforme a atividade e o projeto (até 60 meses) e limites de crédito conforme a atividade e o projeto (até R$ 10.000,00)