
A disputa do Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar serviu como experiência para a maioria dos três-lagoenses que estiveram no último final de semana em Poços de Caldas (MG). Poucos conseguiram chegar perto das primeiras colocações no Ginásio Poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves, na Vila Olímpica.
“Não fomos muito bem. Mas esse ano estava bem forte o nível. Os 10 primeiros de cada categoria já eram velhos conhecidos, e a maioria de nossas crianças era a primeira vez que competia em um Brasileiro. A Flavinha (Flávia Hasegava) estava em segundo podendo conquistar o titulo na ultima rodada caso vencesse, mas não passou muito bem à noite. Talvez por causa da comida. Ela não conseguiu se concentrar na última rodada. Nem queria entrar para jogar, mas mesmo assim foi para o jogo”, explicou Francine Berti, mãe de Paulinho Berti, um dos que competiram em Minas. Ele acabou em 15º lugar. “Até a quarta rodada ele estava entre os que poderiam ficar em primeiro. Perdeu e desanimou um pouco na última”, contou Francine.
Os enxadristas três-lagoenses com melhores colocações foram: Flávia Sirahata Hasegava (4º lugar), João Victor Carvalheiro de Mello e Leonardo Citro (ambos 6º) e Júlia Yumi Ono Nakamura (10º)