Veículos de Comunicação

Oportunidade

Caixa terá que triplicar financiamentos para bater meta federal

Neste ano, o banco não conseguiu atingir a sua meta interna para o programa, que era de 400 mil, ficando em torno de 275 mil unidades.

A Caixa Economia Federal tem por meta financiar 1 milhão de moradias pelo programa "Minha Casa, Minha Vida", do governo federal. Para tanto, terá que financiar neste ano 724.472 imóveis –número quase três vezes maior do que o de 2009 (275.528).

"Estamos numa velocidade [de contratação] que nos dá autoridade para falar que chegaremos a um milhão até o final do ano", disse vice-presidente da área de governo, Jorge Hereda, durante apresentação do balanço de crédito imobiliário.

Neste ano, o banco não conseguiu atingir a sua meta interna para o programa, que era de 400 mil, ficando em torno de 275 mil unidades. Segundo Hereda, a velocidade de contratação vem subindo nos últimos meses, devido ao "aprendizado" dos agentes envolvidos na operação de financiamento. "Financiamos 188 mil unidades somente nos últimos três meses do ano", disse ele.

A expectativa para 2010 é de que sejam liberados 60 mil financiamentos pelo programa federal a cada mês.

São Paulo

A Caixa também espera alcançar a meta estabelecida pelo governo para a capital paulista em 2010 –de 12 mil imóveis para famílias com renda até três salários mínimos (em torno de R$ 1,5 mil).

O principal entrave, porém, é o custo dos terrenos em São Paulo, que é maior do que nas demais cidades do país. "Vamos viabilizar a meta, com parcerias que já foram fechadas com a Prefeitura e o Estado. Temos a expectativa de chegar a 10 mil unidades, o que deverá ser ampliado", disse Válter Nunes, superintendente regional da Caixa.