
A partir de março de 2016, os celulares de Mato Grosso do Sul passarão a ter o nono dígito. A mudança foi anunciada nesta terça-feira, dia 8, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por meio de aviso publicado no Diário Oficial da União.
De acordo com a Anatel, dez unidades da federação passarão a usar o dígito 9 à esquerda dos atuais números a partir de 2016. A adesão seguirá um cronograma dividido em duas etapas, que serão implantadas no decorrer do ano. Mato Grosso do Sul faz parte da primeira, que será implantada a partir do dia 29 de março, ao lado de estados como Acre, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e Distrito Federal.
Em 6 novembro do próximo ano, a adoção do nono dígito será implantada nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Em nota, a Anatel esclareceu que após a implantação as ligações marcadas com oito dígitos ainda serão completadas por um tempo determinado. O prazo visa a adaptação tanto das redes quanto dos usuários. “Gradualmente haverá interceptações e os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período de transição, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas”, explicou.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso do Sul tem a terceira maior proporção de aparelhos de telefonia móvel do Brasil. A estimativa é de mais de 2,8 milhões de linhas ativas no Estado.