Veículos de Comunicação

Oportunidade

Centro Juvenil Salesiano sediará a Festa Dom Bosco 2015

Evento terá campeonatos e inauguração de melhorias estruturais

A Festa Dom Bosco do Centro Juvenil Salesiano abre o calendário de 2015. O evento terá campeonatos de voleibol e futsal em comemoração da reinauguração da quadra poliesportiva e inauguração das obras de iluminação. A festa acontece nos dias 31 e 1º na sede da instituição, tem entrada gratuita, e será aberta a toda população.

O Centro Juvenil Salesiano de Formação Profissional “Jesus Adolescente”, na Vila Piloto, recebeu da empresa de celulose Fibria obras de iluminação do complexo esportivo. A quadra poliesportiva recebeu reformas com verba da própria instituição. De acordo com o vice-diretor, o mestre Samuel Caetano, as melhorias estruturais deverão beneficiar os alunos da instituição. “É um fôlego a mais. Essas obras incentivarão aos alunos a praticarem esportes. O mais importante é que a partir deste ano recebemos iluminação, atividades que antes não eram praticadas por falta desse recurso serão realizadas neste ano. Com a reforma da quadra, os alunos podem praticar os esportes com mais segurança”.

Para inaugurar a quadra, nos dias do evento, será realizado campeonato masculino de futsal e feminino de voleibol. As duas equipes finalistas de cada modalidade serão premiadas com troféus.

Os campeonatos e a premiação são realizados pela Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer (Sejuvel). As escolinhas de futsal, voleibol e capoeira são gerenciadas e providas também pela secretaria. Segundo o vice-diretor, neste ano a Sejuvel poderá incluir atletismo nas modalidades oferecidas pela instituição.

ATIVIDADES

De acordo com Caetano, na ocasião da festa, A Sejuvel e a direção do Centro Juvenil aproveitam para incentivarem a população a inscrever crianças, adolescentes e jovens nos projetos da instituição. “É uma oportunidade para mostrar a população que naquele local há um leque de benefícios que vão do lazer à formação profissional. Portanto, incentivamos que pais ou responsáveis façam as inscrições dos seus filhos ou tutelados”.

A instituição desenvolve atividades culturais, esportivas, formativas, recreativas e profissionalizantes. Entre as atividades oratorianas, destacam-se as escolinhas de futebol, vôlei, natação, xadrez, Kung-Fu, violão, dança e banda. Aos finais de semana acontecem as reuniões formativas e, no domingo, a “missa oratoriana”.

Na formação profissional, a entidade oferece os cursos de iniciação, aprendizagem e qualificação profissional. Os adolescentes de 12 a 14 anos participam dos cursos de informática básica, reparador de eletrodoméstico, mecânico de bicicleta, artesanato e aproveitamento de madeira. Já nos cursos de aprendizagem, os jovens de 14 a 23 anos participam dos cursos de secretariado, assistente administrativo, mecânico de automóvel. Na qualificação, a obra oferece os cursos de solda, costura industrial, mecânica de moto, informática básica e eletricidade predial.