Com cinco campeões mundiais sub-20, o técnico Ney Franco convocou a seleção brasileira que disputará o Pan-Americano de Guadalajara (MEX), em outubro.
A lista, no entanto, contou com muitas novidades e está repleta de jogadores que atuam apenas na categoria de juniores dos seus clubes.
O São Paulo foi o time que mais cedeu jogadores. Do Morumbi, foi chamado o atacante Henrique, eleito o melhor jogador do Mundial sub-20, vencido pelo Brasil em agosto, na Colômbia. Além dele, o zagueiro Bruno Uvini, outro presente na conquista, e o lateral-esquerdo Henrique Miranda também foram lembrados.
Botafogo, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio vieram logo atrás, com dois atletas chamados de cada time. Inter, Bahia, Coritiba, Santos, Fluminense e Goiás fecharam a convocação de Ney Franco.
Além de Henrique e Bruno Uvini, os outros campeões mundiais são os zagueiros Frauches (Flamengo) e Juan (Internacional), além do goleiro Cesar, também do Flamengo.
Os atletas se apresentarão no dia 4 de outubro, na Granja Comary, em Teresópolis, e treinarão lá até o dia 12, quando embarcarão para o México. O Pan será disputado entre os dias 14 e 30.
A seleção brasileira está no Grupo B do torneio, ao lado de Argentina, Cuba e Costa Rica. A estreia será no dia 19, justamente contra os rivais argentinos. Na Chave A estão México, Equador, Uruguai e Guatemala.
As duas melhores equipes de cada chave avançam para as semifinais. Ao contrário do que ocorre nos Jogos Olímpicos, o futebol brasileiro ficará hospedado na Vila Olímpica.
A Rede Record transmitirá os Jogos Olímpicos de Londres-2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet. A emissora também detém os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011 e Toronto-2015, e da Olimpíada do Rio de Janeiro-2016.
Veja a lista dos convocados:
Goleiros:
Cesar – Flamengo
Douglas Pires – Cruzeiro
Zagueiros:
Bruno Uvini – São Paulo
Frauches – Flamengo
Romario – Internacional
Laterais:
Henrique Miranda (lateral-esquerdo) – São Paulo
Madson (lateral-direito) – Bahia
Meias:
Cidinho – Botafogo
Djair – Coritiba
Felipe Anderson – Santos
Lucas Patinho – Fluminense
Lucas Zen – Botafogo
Misael – Grêmio
Atacantes:
Felipe Amorim – Goiás
Henrique – São Paulo
Leandro – Grêmio
Rafael – Bahia
Sebá – Cruzeiro