Veículos de Comunicação

Oportunidade

Começa hoje a Conferência Regional do Centro-Oeste de Ciência, Tecnologia e Inovação, na Capital

Abertura acontece hoje à oito e meia da manhã

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Superintendência de Ciência e Tecnologia (Sucitec) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), realiza hoje e amanhã (9 e 10), a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. O superintendente da Sucitec, professor João Onofre Pereira Pinto (foto), fará a abertura do evento, nesta terça-feira (9), às 8h30 no auditório Germano de Barros, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, Parque dos Poderes, na Capital.

Segundo os organizadores, trata-se de um evento preparatório para a Conferência Regional Centro-Oeste de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontecerá nos dias 18 e 19 de março em Cuiabá-MT, e também para a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Concti) a ser realizada nos dias 26 a 28 de maio deste ano, no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em Brasília-DF.

Os quatro eixos norteadores dos eventos nos níveis estadual, regional e nacional serão: Sistema Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação; Inovação Tecnológica nas Empresas; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas e Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social. As temáticas estão dentro das prioridades estratégicas do Plano de Ação em C, T&I para o Desenvolvimento Nacional 2007-2010 do MCT.

Confira Programação:

DIA 09/03/2010

8:30 – Abertura: Prof. Dr. João Onofre Pereira Pinto

Superintendente de Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (SUCITEC)

Jaime Elias Verruck

Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS)

Cláudio George Mendonça

Diretor-Presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso do Sul (SEBRAE-MS)

Fábio Edir dos Santos Costa

Diretor-Presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT)

9:00 – Palestra: “Prêmio Finep de Inovação”

Marco Antonio Motta Nunes

Coordenador Regional do Prêmio Finep de Inovação Regiões Centro-Oeste

9:30 – Palestra: “Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e P&D em Áreas Estratégicas”

Prof. Dr. João Onofre Pereira Pinto

Superintendente de Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul

10:00 – Coffee break

10:30 – Palestra:“Inovação Tecnológica nas Empresas e C,T&I para o Desenvolvimento Social”

Jorge Luis Nicolas Audy

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUC/RS

11:30 – Intervalo para almoço

13:30 – Trabalhos em Grupos Temáticos:

Eixo 1: Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Eixo 2: Inovação Tecnológica nas Empresas;

Eixo 3: P&D e Inovação em Áreas Estratégicas;

Eixo 4: Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social.

15:30 – Coffee break

16:00 – Continuação dos Trabalhos em Grupos Temáticos

17:30 – Fechamento dos trabalhos do dia.

 

DIA 10/03/2010

8:30 – Plenária para consolidação da Proposta do Estado de Mato Grosso do Sul (a ser apresentada na Conferência Regional Centro-Oeste de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontecerá nos dias 22 e 23 de março de 2010 em Cuiabá-MT).

12:00 – Encerramento do evento.


Mais informações por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Semac/MS), na Superintendência de Ciência e Tecnologia (Sucitec) – rua Desembargador José Nunes Cunha, bloco 3 – Parque dos Poderes, Campo Grande – MS. Tel: (67) 3318-4042/4062 – Fax: (67) 3318-4056. E-mail:
[email protected] .