A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, nesta quarta-feira (9), a convocação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, para prestar esclarecimentos sobre a política tributária do governo. Os parlamentares querem ouvir o ministro a respeito dos créditos tributários das empresas e a falta de tratamento isonômico relativa aos impostos na cadeia produtiva do leite.
Oportunidade
Comissão aprova convocação de Mantega para falar sobre política tributária
Segundo deputado do DEM, governo tem se apropriado indevidamente de créditos das empresas da cadeira produtiva do leite.
Como foi convocado, ministro é obrigado a comparecer à comissão em até 30 dias depois de notificado. O requerimento foi votado na hora em que a Câmara realizava cerimônia em homenagem aos 25 anos da Constituição Federal.
Autor do requerimento, o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) acusa o Executivo de “represar” créditos tributários e se apropriar indevidamente de créditos das empresas da cadeia produtiva do leite. Segundo o parlamentar, apesar de a legislação prever a possibilidade de compensação do PIS e da Cofins na produção de derivados, muito produtores que trabalham somente com o leite UHT, vendido diretamente ao consumidor, não estão podendo fazer essa compensação.
“Trata-se do setor que tem maior alcance social dentro da agropecuária. Por isso, é importante discutir uma alternativa semelhante à que já foi adotada para outras cadeias produtivas, como as do café e do suco de laranja, que recebem essa compensação em outros tributos”, disse o deputado.
Ainda não foi definida a data da ida do ministro à comissão.