Oficialmente, o Carnaval deste ano começa neste sábado (2) e termina na terça-feira, dia 5, para a maioria dos brasileiros. Na Câmara dos Deputados e no Senado, porém, o calendário é diferente. As sessões das duas casas terminaram na quinta-feira, dia 28 de fevereiro, e só serão retomadas depois da segunda-feira, dia 11 de março. Até lá não haverá nenhuma atividade legislativa em Brasília.
O retorno ao trabalho ocorrerá apenas para funcionários efetivos e terceirizados, na quinta-feira. Ontem, a reportagem percorreu os andares das comissões e plenários das duas Casas e encontrou portas fechadas e corredores vazios. Poucas pessoas circulavam – apenas funcionários e visitantes.
Assessores dos congressistas sul-mato-grossenses disseram que os parlamentares do Estado vão aproveitar os 12 dias de "recesso" para descansar. Não divulgaram, porém, se deputados e senadores ficarão em Mato Grosso do Sul no período sem sessões e reuniões.
VISITAÇÃO
Quem estiver em Brasília durante os dias de Carnaval , com planos de conhecer a Câmara e o Senado, terá que refazer a programação. Deste sábado até a Quarta-feira de Cinzas (6), a visitação nas duas Casas estará fechada para troca do carpete do Salão Verde e das Galerias do Plenário da Câmara, e não será permitida a entrada de visitantes.
Segundo o coordenador de Visitação Institucional do Senado, Tadeu Sposito do Amaral, o procedimento inviabiliza a presença de visitantes devido ao forte cheiro de cola usada para o serviço. No Senado, durante a folia, o foco será na limpeza do carpete do Salão Azul, impedindo o trânsito de pessoas. (Márcia Paravizzi)