Veículos de Comunicação

Oportunidade

Conselheiro do CNJ visita Complexo Penitenciário de Gericinó

 Representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do  Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) visitaram hoje (20) o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio, e à saída o conselheiro Guilherme Calmon, do CNJ, elogiou o funcionamento do Centro Integrado de Videoconferência (CIV), que permite a participação de presos em audiências realizadas no Fórum Central, por meio do sistema audiovisual em alta definição.


Segundo ele, o CIV tem três salas e os presos considerados de alta periculosidade são entrevistados por um juiz com o uso do sistema. O conselheiro informou que o CNJ pretende estender este tipo de audiências. Para ele, a medida reduz custos de transporte de presos e garante mais segurança nos fóruns. “Quem sabe, essa unidade se torne uma referência a outros estados e possa contribuir para que o CNJ regulamente, por meio de uma resolução, e torne o sistema de videoconferência ainda mais legitimado?” – questionou.

Na avaliação do presidente da Comissão de Segurança Institucional do Poder Judiciário fluminense, desembargador Antônio Jayme Boente, o uso do sistema possibilitou redução de 50% na quantidade de detentos encaminhados para audiências no TJRJ.

Depois do Complexo Penitenciário de Gericinó, o grupo foi assistir a uma sessão do júri, na comarca de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. No encontro, foram analisados os primeiros resultados da 1ª Semana Nacional do Tribunal do Júri na comarca, que termina amanhã (21).