Veículos de Comunicação

Oportunidade

Convenções começam hoje em todo o Brasil

O período de realização das convenções partidárias está previsto na Lei 9.504/97

A convenção nacional do PSDB está marcada para sábado -
A convenção nacional do PSDB está marcada para sábado -

Os 27 partidos políticos, registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) têm prazo de hoje (10) até dia 30 para a realização das convenções nacionais e estaduais para deliberar sobre coligações e escolher oficialmente os candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal, estadual ou distrital. A maioria dos partidos já marcou a data das convenções nacionais e estaduais.

O registro das candidaturas para presidente e vice deverá ser feito somente no TSE deverão ser registradas. As demais candidaturas deverá ser feita nos Tribunais Regionais Eleitorais de cada Estado.

O período de realização das convenções partidárias está previsto na Lei 9.504/97, no artigo 8º, caput. Somente a partir das convenções, homologadas pela Justiça Eleitoral, é que os, até então pré-candidatos, poderão se apresentar como candidatos.

Depois das convenções, os partidos ou coligações têm prazo até as 19h do dia 5 de julho para apresentar à Justiça Eleitoral o pedido de registro de seus candidatos à Presidência e à Vice-Presidência da República, aos governos estaduais, ao Senado, à Câmara dos Deputados e às Assembleias Legislativas.

Neste mesmo período, a partir da data em que os partidos políticos ou coligações escolherem seus candidatos, passa a ser proibido às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por candidato escolhido em convenção.

PMDB

Por exemplo, a Convenção do PMDB de Mato Grosso do Sul para homologar as candidaturas ao Governo do Estado, ao Senado da República, Deputados Federais e Deputados Estaduais, será no dia 26 de junho, a partir de 9 horas, na Capital.

O presidente do Diretório Estadual do PMDB, Esacheu Nascimento é pré-candidato a deputado federal, representando a Capital, Campo Grande, e conta com apoio de diversos Diretórios Municipais do PMDB.

Outros pré-candidatos a deputado federal pelo partido e já declarados publicamente são: Akira Otsubo, Fabio Trad, Roberto Hashioka, Geraldo Resende e Marçal Filho.

Entre os pré-candidatos a deputado estadual, estão: Júnior Mochi, Youssif Domingos, Eduardo Rocha, Jerson Domingos, Oseas Ohara, Carlos Marun e Maurício Picarelli.

Para o Senado o candidato do PMDB é Waldemir Moka e para o Governo postula a reeleição o governador André Puccinelli, tendo como pré-candidata a vice-governadora, a ex-prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet.
Se, por ventura, na coligação do PMDB, outro partido da coligação não apresentar pré-candidato ao Senado, é possível que o partido homologue também o nome do senador Valter Pereira, como pré-candidato à reeleição.
O Partido dos Trabalhadores (PT) agendou para o dia 30 de junho a Convenção Estadual do partido. Nessa data, serão oficializadas as candidaturas de José Orcírio Miranda dos Santos para governador; Delcídio do Amaral para senador; e as pré-candidaturas a deputado estadual e deputado federal. Segundo anunciou o diretório Municipal do PT, em Três Lagoas, irá disputar vaga para a Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul o ex-vereador Gilmar Garcia Tosta. Para a Câmara dos Deputados, em Brasília, a pré-candidata do PT de Três Lagoas é a professora Iara Costa.

A definição destes dois nomes de pré-candidatos do PT foi anunciada em reunião do partido, na semana passada. Concorria também a uma vaga de pré-candidato a deputado estadual pelo PT o vereador Idevaldo Claudino da Silva.

Mais informações em nossa edição impressa