A Organização Mundial do Trabalho (OIT) aproveitará a Copa do Mundo de Futebol, que se realiza na África do Sul, para chamar a atenção para o Dia Mundial contra o trabalho infantil, celebrado em 12 de junho. A entidade defende a adoção de medidas urgentes, em nível nacional e internacional, para acelerar a ação contra o trabalho infantil. O objetivo de eliminar as piores formas de trabalho infantil até 2016 foi o tema principal da recente Conferência Mundial contra o Trabalho Infantil, que se realizou em Haia, Holanda.
O tema da campanha no Brasil é Marque um gol: erradique o trabalho infantil. O jogador Robson de Souza, o Robinho, um dos principais integrantes da Seleção Brasileira que disputa a Copa de 2010 na África – concordou em apoiar os esforços da OIT na luta pela erradicação das piores formas de trabalho infantil.
Robinho cedeu os direitos de imagem para uma campanha desenvolvida pelo Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (Ipec), do Escritório da OIT no Brasil. A foto do jogador com um “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil” será utilizada no País para a difusão das mensagens relativas ao dia 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.
No dia 11 de junho, a Conferência Internacional do Trabalho, que está reunida em Genebra, discutirá o recente Relatório Global sobre Trabalho Infantil. Na ocasião, um grupo de porta-vozes de governos, empregadores e trabalhadores comentarão as conclusões do relatório antes da discussão geral do documento.
E no dia 12, serão realizadas atividades em mais de 60 países, para celebrar o Dia Mundial contra o trabalho infantil 2010. As atividades envolvem governos, empregadores e trabalhadores, outras organizações das Nações Unidas e organizações não-governamentais. Haverá debates, iniciativas dos meios de comunicação, campanhas de conscientização, eventos culturais e outras atividades públicas. Em sintonia com o tema escolhido neste ano, muitas iniciativas concentrarão as ações no futebol.