Veículos de Comunicação

Esportes

Em jogo épico na Vila Belmiro, Fla vira com 3 de Ronaldinho

Santos e Flamengo realizaram um dos melhores jogos do futebol brasileiro nos últimos anos

Com o resultado positivo conquistado fora de casa, o Flamengo chegou aos 24 pontos -
Com o resultado positivo conquistado fora de casa, o Flamengo chegou aos 24 pontos -

Histórico. Não há outro adjetivo para descrever o confronto desta quarta-feira entre Santos e Flamengo, na Vila Belmiro, em duelo válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em uma partida repleta de golaços, situações adversas e constrangedoras – vividas principalmente pelo meio-campista Elano -, um craque voltou a brilhar. Com três gols de Ronaldinho, que teve a melhor atuação desde o retorno ao País, o time rubro-negro derrotou o Santos pelo placar de 5 a 4 e voltou a incomodar os líderes da competição.

Dois dos candidatos ao título brasileiro nesta temporada, Santos e Flamengo realizaram um dos melhores jogos do futebol brasileiro nos últimos anos; certamente o melhor desta temporada. Somente na primeira etapa: Neymar marcou um gol de gênio; Elano passou uma situação extremamente constrangedora; o goleiro Felipe fez embaixadinhas e Ronaldinho relembrou os grandes momentos dos tempos de Europa com passes e dribles. Tais itens renderam aos torcedores seis gols, três para cada clube em 45 minutos.

O centroavante Borges, por duas vezes, e Neymar, com um gol antológico, colocaram o Santos em vantagem no primeiro tempo, aumentando a já grande festa do torcedor na Vila Belmiro. No entanto, Ronaldinho, Thiago Neves e Deivid, perto do fim, igualaram o marcador na noite desta quarta-feira. Tudo em apenas 45 minutos de partida.

Na segunda etapa, as equipes mantiveram o ritmo ofensivo, mas "diminuíram" a produção de gols; mas não em beleza. Neymar, com um toque preciso sobre Felipe, marcou o quarto para o Santos. Por outro lado, Ronaldinho, abusando de categoria e experiência, empatou, animando o time rubro-negro dentro de campo.

Duas vezes eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa, Ronaldinho, no entanto, não terminou a brilhante atuação desta quarta-feira com a "malandragem" mostrada na cobrança da infração do quarto gol. Aos 35min, em contra-ataque puxado por Thiago Neves, o camisa 10 do Flamengo tocou com categoria no canto de Rafael e definiu a vitória do time carioca, que mantém a invencibilidade no Campeonato Brasileiro depois de 12 rodadas.

Com o resultado positivo conquistado fora de casa, o Flamengo chegou aos 24 pontos e diminuiu para apenas quatro a desvantagem em relação ao líder Corinthians, que venceu o Inter por 1 a 0 pela 12ª rodada, em duelo disputado no dia 14 de julho. Em contrapartida, o Santos, campeão da Libertadores neste ano, caiu para a 16ª posição, apenas uma acima da zona de rebaixamento, com 11 pontos.

Depois da épica vitória na Baixada Santista, o Flamengo volta a campo no próximo sábado, às 18h30 (de Brasília), quando terá pela frente o Grêmio, no Estádio do Engenhão, que acabou reaberto nesta semana após o final dos Jogos Mundiais Militares. O Santos, por sua vez, vai a Curitiba, onde enfrentará o Atlético-PR, às 18h30, no domingo.