Veículos de Comunicação

Oportunidade

Encontro trata de línguas em perigo de extinção

Encontro internacional reúne especialistas do mundo em prol da preservação da diversidade linguística

A proposta do II Seminário Global sobre Diversidade Linguística, Globalização e Desenvolvimento é fazer uma análise sobre o papel da Mídia e de novas tecnologias na disseminação e preservação das línguas. O encontro acontece no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, nos dias 13 e 14 de dezembro. A iniciativa é da Linguamón – Casa das Línguas de Barcelona, na capital da Catalunha, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e conta com o apoio da Representação da UNESCO no Brasil.

O seminário retoma o debate iniciado no primeiro encontro, realizado em Nova York, em 2008 – proclamado pela Assembleia Geral da ONU o Ano Internacional das Línguas. Nesta segunda edição, o tema será A Comunicação e o Multilinguismo: um mundo sem fronteiras e vai reunir profissionais e especialistas de vários países. “O surgimento de novas tecnologias ampliou as possibilidades de comunicação entre pessoas de diferentes origens e idiomas, tanto em nível profissional, como social”, afirma Antoni Mir, diretor do Linguamón – Casa das Línguas. “A diversidade linguística não deve ser considerada uma barreira”, completa.

A escolha do local do encontro não poderia ter sido mais acertada: o Museu da Língua Portuguesa é o primeiro do mundo dedicado a um idioma. Com realização da Fundação Roberto Marinho e da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e inaugurado em março de 2006, na Estação da Luz, o Museu é um espaço dedicado à celebração da nossa língua. “A Fundação Roberto Marinho, o Museu da Língua Portuguesa e o Linguamón – Casa das Línguas de Barcelona são instituições pioneiras que, de forma permanente, se propõem a divulgar os valores proclamados pela ONU e a dar visibilidade às línguas do mundo, promovendo a proteção e a defesa da sua diversidade”, completa Hugo Barreto, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho.

Para Vincent Defourny, representante da UNESCO no Brasil, “discutir o tema do multilinguismo significa ouvir as diferentes linhas de pensamento e conhecer as ideias e iniciativas existentes hoje no mundo”. Vincent diz que a UNESCO considerou muito positivo o fato de a comunicação ser o fio condutor das discussões nesta segunda edição do seminário, “porque as diferentes mídias tradicionais e as novas tecnologias têm um papel importante na promoção do multilinguismo”.

A realização dos seminários nasceu a partir da necessidade de promover a diversidade linguística, fonte de conhecimento histórico e patrimônio cultural da humanidade, fomentando sua proteção e conservação. O próximo encontro deve acontecer em 2010, na Alexandria, Egito. A cidade é considerada um dos berços da civilização e possui uma das mais antigas bibliotecas do mundo, fundada por volta do século III a.C.

As inscrições para o II Seminário Global sobre Diversidade Linguística, Globalização e Desenvolvimento podem ser feitas online, pelo site www.diversidadelinguistica.com.br. O evento é gratuito.