
O novo Estatuto do Torcedor que foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira (27), não trará mudanças para a população treslagoense e o estádio “Madrugadão”. As mudanças mais rígidas vão acontecer em estádios com capacidade a partir de 10 mil espectadores. O Madrugadão contará com no máximo cinco mil lugares após as reformas.
Segundo a nova Lei, a mudança é a ampliação da obrigação de estádios que deverão manter central técnica de informações, conforme proposta do Ministério do Esporte. Antes, o limite era de arenas com capacidade para 20 mil torcedores e, com a lei, mudou para 10 mil.
Os eventos esportivos deverão ter infraestrutura suficiente para viabilizar o monitoramento por imagem do público presente e das catracas de acesso aos estádios. “Não recebemos nada, nenhum comunicado. A CBF envia para a Federação de Futebol que nos repassa. Mas creio que no Mato Grosso do Sul apenas o Morenão em Campo Grande, o Douradão de Dourados e o estádio de Corumbá, que recebeu reformas, deverão se adequar”, afirmou o secretário municipal de Esportes Sávio Bernardes.
Entre as medidas aprovadas, estão a criminalização de atos de violência e vandalismo nos estádios e o combate às ações de cambistas. “Infelizmente no Brasil é a forma que temos de buscar a disciplina. Particularmente não sou muito a favor dessas Leis rigorosas. Ela simplesmente põe na cadeia e não educa ninguém e as cadeias já estão lotadas.
Por outro lado, trará mais segurança para os estádios. Mas precisa ver se conseguirão colocar em prática essas medidas”, frisou Sávio. Para ele, na prática, não vai mudar nada. “O Clube mandante segue obrigado a solicitar o policiamento e fiscalizar os cambistas”.
OBRAS
As obras de ampliação, seguem sendo feitas do lado de fora do estádio e, segundo o secretário de Esportes, já com a devida documentação correta. Arquibancadas serão instaladas na parte onde hoje existe apenas um muro.
Até o momento foi feita a fundação para toda a estrutura de colunas, para a fixação das arquibancadas e placas de concreto serão instaladas depois. “Não temos pressa na finalização da obra porque não interfere em nada na utilização do local. Então não estamos nem cobrando muito”, finalizou Sávio.