Veículos de Comunicação

Maracaju

Experimento comprova viabilidade do cultivo grãos em Paranaíba

Resultado do plantio foi apresentado em dia de campo que reuniu 287 produtores rurais

Mesmo com a secaque atingiu Paranaíba nos últimos meses, o experimento de soja e milho foi positivo e confirmou uma nova possibilidade na atividade rural com a integração de grãos e pecuária no município. 

Os resultados foram apresentados no último sábado aos produtores rurais do município e região pelos pesquisadores e técnicos da Fundação Chapadão e da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), desenvolvedores do projeto. O dia de campoaconteceu na fazenda Mascote, em Paranaíba, onde o experimento foi realizado e reuniu 287 produtores rurais.
 
Para o presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, Wilberto Amaral, o evento foi um marco na atividade rural do município que será beneficiado com as novas possibilidades. “Trabalhamos essa ideia por um ano e agora já temos em mãos um resultado positivo que permitirá diversificação da atividade rural em Paranaíba com conhecimento técnico”, avaliou. 
 
A programação do dia de campo contou com palestras ministradas pelos profissionais envolvidos no projeto, onde todas as informações acerca do experimento foram divulgadas. “Foram palestras de altíssimo nível e que com certeza chamou a atenção dos produtores que desejam tornar a sua área mais rentável”, comentou Wilberto.
 
Entre as alternativas rentáveis apontadas pelos profissionais, foram colocadas as possibilidades de plantio dos grãos em área própria ou por meio de arrendamento da área. Entre os benefícios da diversificação da atividade rural, segundo Wilberto, está a valorização das terras e dos imóveis rurais. “A valorização do hectare de terra é até quatro vezes maior em áreas de grãos que em áreas de pecuária intensiva”, afirmou. 
 
Para Wilberto, o início do cultivo de grãos em Paranaíba deve ainda atrair investidores e interessados em arrendamento de áreas. “Temos certeza que terá a procura por empresários que já investem no cultivo de grãos, além disso, temos uma ótima logística e estamos localizados em um ponto estratégico”, frisou.
 
Após a conclusão do experimento, os produtores rurais devem se preparar para o próximo período de águas, que tem início em outubro para iniciar o cultivo dos grãos. “O que queremos é que Paranaíba seja uma região referência em soja”, completou.
 
Todo o conteúdo apresentado no dia de campo estará disponível nos próximos dias no portal do Sindicato Rural de Paranaíba que pode ser acesso no endereço www.sindicatoruralparanaiba.com.br.