A Fibria – empresa resultado da incorporação da Aracruz pela VCP – dá continuidade às ações de estímulo às boas práticas de sustentabilidade e uso de seus papéis junto aos produtores gráficos, com a realização da segunda etapa do tradicional programa “Círculo dos Produtores Gráficos”. Nesta etapa, o “ar” é o elemento de destaque utilizado como tema para as iniciativas de estímulo à preservação da natureza.
Atenta às necessidades de mudanças nos hábitos de consumo em toda a sociedade, a Fibria elaborou uma cartilha explicativa que enumera as boas práticas adotadas pela companhia e os cuidados necessários para a preservação do ar que respiramos.
A cartilha, acompanhada de um kit ilustrativo que remete ao uso correto deste recurso da natureza, está sendo enviada aos produtores e profissionais que atuam em gráficas e agências de propaganda.
A publicação traz dicas que mostram a importância de se andar a pé, utilizar a tecnologia para evitar deslocamentos e observar alguns cuidados com o carro e na forma de dirigir, que podem reduzir a emissão de poluentes e o consumo de combustível, entre outros pontos.
Programa de Ecoeficiência
O programa “Círculo dos Produtores Gráficos” mostra a importância de se preservar os cinco elementos fundamentais à vida – água, ar, terra, energia e pessoas – por meio de ações individuais realizadas junto a cerca de 100 empresas do segmento gráfico. As iniciativas são baseadas no conceito de Ecoeficiência em celulose e papel da Fibria, que tem como foco a fabricação de papéis de forma eficiente e sustentável, respeitando a natureza.
Com o objetivo de difundir esse conceito, o programa busca envolver os produtores gráficos com os valores da sustentabilidade da Fibria, mostrando que esses elementos devem ser preservados em todos os processos da cadeia produtiva. Para isso, a empresa realiza ações específicas e pontuais que destacam cada um dos cinco elementos fundamentais à vida.
“Nosso objetivo é despertar o uso consciente dos recursos naturais, assim como impactar de forma criativa os produtores gráficos, que são os responsáveis pela decisão da escolha e compra de papéis utilizados nas mais diversas aplicações”, conta Paula Wright, analista de marketing de papéis gráficos da Fibria.
A empresa prevê a realização, até o final do ano, de mais três ações envolvendo os próximos elementos do ciclo da sustentabilidade, que são a energia, terra e as pessoas.