Veículos de Comunicação

Oportunidade

Governo do Estado supera meta habitacional prevista

As 2836 casas conquistadas vieram por meio do Programa Minha Casa Minha Vida

-
-

Com a  garantia de  mais 2.836 unidades habitacionais nos últimos dias do ano passado, atingindo o total de  40.061 casas populares, Mato Grosso do Sul supera, em três anos, a meta fixada no início da administração André Puccinelli, que era de  40 mil residências em quatro anos.

De acordo com o secretário da Habitação e das Cidades, Carlos Marun, que esteve em Brasília na ultima semana de 2009, “essas unidades extras vieram por meio das mais diferentes parcerias e programas federais, o que comprova que a união de esforços entre os entes federados, sociedade e movimentos populares têm resultado no bom desempenho do setor habitacional”.

As 2836 casas conquistadas vieram por meio do Programa Minha Casa Minha Vida; do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social – FNHIS – Entidades (onde o recurso federal é repassado a associações e estas coordenam e executam a obra e o governo estadual participa com contrapartida financeira) e FNHIS – Urbano, além de algumas quotas remanescentes do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social – PSH.

A meta inicial do governador André Puccinelli era de garantir a Mato Grosso do Sul 40 mil casas até o fim do seu mandato. Porém adveio a crise financeira mundial e, para combatê-la, ele a aumentou para 50 mil unidades. A medida anticrise resultou na superação da meta original ainda em 2009, já que o governo do Estado totaliza 40.061 casas que serão entregues até o final deste ano. A sobre meta de 10 mil casas, acrescidas pelo governador, será equalizada no decorrer de 2010.

Só para se ter uma ideia do investimento global para a edificação das 40.061 unidades está sendo empregado mais de R$ 613 milhões. Desse total de moradias estão contabilizadas as casas que já foram entregues, as que estão em construção e que as que foram contratadas e ainda terão as obras iniciadas.

“Nós nos orgulhamos dos recursos que conseguimos captar em Brasília. Para isso é preciso além de competência, credibilidade política. Temos nesse processo o apoio de toda a bancada federal e somos o Estado mais eficiente no desempenho e execução de todos os programas federais. O resultado é que o governo Federal acaba gostando de investir aqui”, pontuou o secretário.

Só em 2009, as mais diversas parcerias e programas habitacionais garantiram a Mato Grosso do Sul 16.363 moradias, destas: 11.056 são urbanas; 4670 rurais; 487 indígenas e 150 quilombolas.

Marun credita às parcerias a conquista da meta inicial. “Temos que agradecer ao nosso grande parceiro que é o governo Federal, aos municípios e todos que viabilizam a concretização do projeto de equalizar o déficit habitacional de Mato Grosso do Sul”, finalizou. O secretário de Habitação e das Cidades, Carlos Marun estará nesta quarta-feira (06) e amanhã cumprindo agenda em São Paulo e Brasília para finalizar a vinda das 2.836 unidades a Mato Grosso do Sul.